Graduação em Arte Dramática


Graduação em Arte Dramática

O Curso de Graduação em Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS está regulamentado pela Lei 1.254/50 e é dispensado de reconhecimento, conforme dispositivos federais, pelos pareceres 1673/74, 35/75 e 2085/76, todos do Conselho Federal de Educação, que firmam jurisprudência de que os cursos ou escolas federais mantidos anteriormente a LDB 4024/61 independem de autorização ou reconhecimento. O sistema atual da LDB (9394/96) exige uma avaliação periódica para a renovação de reconhecimento, visando a melhoria da qualidade do ensino. Com a resolução número 4, de 8 de março de 2004, o Conselho Nacional de Educação aprovou as diretrizes curriculares nacionais dos Cursos de Graduação em Teatro, que passam a vigorar no Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS.

Habilitações
O Curso de Graduação em Arte Dramática, nas duas habilitações, Direção Teatral e Interpretação Teatral, e o Curso de Licenciatura em Teatro têm como objetivo geral orientar e organizar o conhecimento e a experiência teórico prática do aluno, visando a uma formação ética, cultural e técnica adequada a um desempenho profissional qualificado como diretor, ator ou docente. As titulações conferidas são de Bacharel em Teatro: Direção Teatral, Bacharel em Teatro: Interpretação Teatral e Licenciado em Teatro.

Organização Curricular
O currículo do Curso de Graduação em Arte Dramática abrange uma seqüência seriada semestral de disciplinas obrigatórias, alternativas e eletivas que atendem os seguintes eixos: conteúdos básicos: estudos relacionados com as artes cênicas, a cultura e a literatura; conteúdos específicos: relacionados à formação de professores, diretores e atores; conteúdos da prática pedagógica, para a Licenciatura em Teatro. Formam ainda componentes curriculares as atividades complementares de graduação, os estágios supervisionados e, para a Licenciatura em Teatro, o trabalho de conclusão de curso.

A organização curricular do Curso de Graduação em Arte Dramática estabelecerá expressamente as condições para sua efetiva conclusão em oito semestres para a Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Interpretação Teatral e nove semestres para o Bacharelado em Direção Teatral. Seguir a seriação aconselhada é a melhor forma do estudante concluir o curso na duração prevista. A Comissão de Graduação de Arte Dramática (COMGRAD-DRA) orienta os alunos em seus estudos, podendo ser consultada a respeito de seriação, atividades complementares, pré-requisitos e aproveitamento de disciplinas já cursadas. A matrícula é de inteira responsabilidade dos alunos ou respectivos procuradores.

Ingresso e vagas
O ingresso aos Cursos é feito em duas etapas:

Prova Específica
Concurso Vestibular Unificado

O candidato somente poderá concorrer a uma vaga no Curso de Graduação em Teatro após ser considerado HABILITADO na prova específica. O resultado das provas específicas será válido somente para o vestibular unificado daquele período. Anualmente são oferecidas vinte vagas aos Bacharelados e quinze à Licenciatura, com ingresso no primeiro semestre letivo.

Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado — Direção e Interpretação

PPC Bacharelado em Teatro – Direção e Interpretação 2017

Regulamentações COMGRAD 2017 – Créditos Complementares Bacharelado

Regulamentações COMGRAD 2017 – Estágio Curricular Obrigatório Bacharelado

Regulamentações COMGRAD 2017 – TCC Bacharelado

Resolução COMGRAD DRA – Estágio não obrigatório