Graduação – Licenciatura em Artes Visuais


Licenciatura em Artes Visuais

Perfil do Curso

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi implementado a partir de 2007/1 pela Decisão Nº 115/2006 da Câmara de Graduação que homologou a reforma curricular proposta pelo Instituto de Artes da UFRGS a partir da resolução 01/2003 da Comissão de Graduação de Artes Plásticas que solicitou a transformação do Curso de Graduação em Artes Plásticas, então vigente, no Curso de Graduação em Artes Visuais, compreendendo o Bacharelado em Artes Visuais e a Licenciatura em Artes Visuais atualmente com oferta de vagas distintas no Concurso Vestibular Unificado e com ingresso somente no primeiro semestre, mediante a prova de habilitação específica e o CVU.

A origem do Curso remonta à criação oficial em 1910 com a denominação de Curso de Artes Pásticas tendo obtido reconhecimento federal em 20 de maio de 1941, através do Decreto Nº. 7197. Em 1973 sua grade curricular foi atualizada atendendo às solicitações da Lei de Regulamentação de 1968 que combinada com a Lei de 1971 definiu um Currículo Mínimo Obrigatório como componente da grade curricular dos cursos superiores. Com a LDB de 20 de dezembro de 1996 os cursos superiores passaram a ser regulamentados pelas Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores. Com esta regulamentação as Artes Plásticas passam a classificar-se na área de conhecimento denominada Área de Artes Visuais, abrangendo as transformações técnicas e tecnológicas que definem a área na atualidade.

O novo desenho curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais justifica-se frente à demanda da legislação que regulamenta a formação de professores articulada às diretrizes da área de Artes Visuais. As DCN dos Cursos de Graduação em Artes Visuais foram aprovadas pela Resolução do CNE/CES Nº. 1 de 16 de janeiro de 2009, e constitui a Licenciatura em Artes Visuais em interlocução com o Bacharelado em Artes Visuais, concebendo a graduação como “uma etapa de formação inicial no processo contínuo de educação permanente” (CNE/CES 0146/2002, p.4) em que busca estimular a prática de estudos independentes rumo a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno encorajando o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se referem à experiência profissional relevante para a área de formação, preparando profissionais aptos à inserção no campo do Ensino da Arte, visando a formação do professor de Artes Visuais atendendo a Resolução CNE/CP Nº. 1 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica. Em 18 de fevereiro de 2002, após diversas discussões acerca da formação de professores para as diversas áreas de conhecimento, resultou a resolução que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior, curso de licenciatura de graduação plena. A partir de então a formação de professores passa a ter um projeto pedagógico específico.

A organização curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS é mista, constituindo-se de um modo seriado e também por créditos, caracterizando uma estrutura modular que promove a flexibilização do currículo. O ingresso é feito em duas etapas, primeiro através de uma prova de habilitação específica que funciona como um mecanismo de nivelamento em relação à alfabetização artística, e, posteriormente através do Concurso Vestibular. São oferecidas 44 vagas com ingresso único no primeiro semestre letivo.

Atividades do Curso

 O Curso de Licenciatura em Artes Visuais habilita o egresso para o ensino através da produção, da pesquisa e do desenvolvimento de projetos educativos e culturais. A estrutura do Curso é composta de disciplinas exclusivas à formação do professor de Artes Visuais com ênfase nos processos educativos e é expandida através de duas interlocuções. A construção do perfil do discente se dá na articulação da formação do artista, através do compartilhamento de disciplinas com o curso de Bacharelado em Artes Visuais e na formação do educador através do compartilhamento de disciplinas com as demais licenciaturas da UFRGS. A formação do professor de artes Visuais está dimensionada nas atualizações das concepções pedagógicas e tecnológicas alinhadas com propostas metodológicas contemporâneas.

As intersecções da prática com a teoria são trabalhadas a partir do primeiro semestre do curso nos Laboratórios de Arte e Ensino. Nos dois primeiros semestres desenvolve-se através do ambiente virtual de aprendizagem as tecnologias educacionais que utilizam a internet, apropriadas como instrumento de trabalho de ensino presencial e à distância. Com o foco na reflexão sobre o fazer artístico estes laboratórios lançam as bases para a apropriação das práticas artísticas na construção do ensino-aprendizagem da área de artes visuais.

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais ao formar o professor de arte na interlocução com o artista constrói a especificidade de sua área de conhecimento além de focalizar as articulações entre a Arte e a Educação, habilitando o egresso para a participação na construção de processos educativos culturais promovendo sua atuação como agente multiplicador e fomentando a função construtiva social da arte na sociedade contemporânea. Por outro lado, o diálogo constante da Licenciatura em Artes Visuais com as demais Licenciaturas da UFRGS através de um ensino por projetos transdisciplinares e interdisciplinares articulando ensino, pesquisa e extensão, possibilita um desenho amplo do conhecimento construindo competências e habilidades na fronteira das diversas áreas do conhecimento, inaugurando um novo patamar para a Arte na Escola Básica.

A grade curricular está organizada em três módulos integralizando 3000 horas em 200 créditos necessários à formação do licenciado em artes visuais. O primeiro módulo, denominado módulo básico, se desenvolve em dois semestres seriados, com 40 créditos obrigatórios, perfazendo um total de 600 horas. Está constituído de 8 disciplinas de caráter obrigatório com carga horária de 4 horas cada uma e 4 disciplinas de caráter obrigatório com carga horária de 2 horas cada uma, somando 300 horas semestrais em 20 créditos por semestre. Neste primeiro módulo é desenvolvido ao longo de dois semestres a construção do conhecimento artístico através da imersão prática e reflexiva na complexidade do universo da arte. A experiência artística é construída na diversidade dos processos que constituem a arte na contemporaneidade.

O segundo módulo é chamado de módulo de desenvolvimento e é constituído de 4 semestres organizados por créditos em um total de 1500 horas com 100 créditos obrigatórios. Nesta etapa o discente também poderá solicitar o aproveitamento de 18 créditos complementares conforme resolução 31/2003 do CEPE/UFRGS com a especificação da Resolução COMGRAD correspondente.

O terceiro módulo corresponde às etapas finais do curso em que o aluno constrói o TCC em estreita interlocução com os Estágios Curriculares de Docência. Complementando este módulo acompanham as atividades duas disciplinas de Seminários de Projeto.

O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais volta-se para a formação de um professor de arte que possa exercer sua autonomia e auto-organização a partir da definição de seu próprio histórico de curso, pois com uma grade curricular mista é possibilitado ao discente a construção consciente de seu perfil profissional definido na habilitação para o ensino indissociado da produção artística, e para a pesquisa e/ou crítica na interlocução com o ensino das artes visuais com as ênfases individuais nos conteúdos forem necessários à formação.

Representação Gráfica de um Perfil de Formação

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais forma o Licenciado em Artes Visuais, habilitado para atuar na Escola Básica, entretanto conforme as escolhas do discente, o histórico escolar poderá ser definido em um perfil de formação que privilegia a especificidade dentro da área de artes visuais ou ainda a generalidade dentro da área, mesclando artes plásticas tradicionais com artes visuais de caráter tecnológico.

Acesse aqui o link do Currículo do Curso de Licenciatura em Artes Visuais

Acesse aqui o Projeto Pedagógico – Licenciatura em Artes Visuais