Graduação – Departamento de Música


Chefe do Departamento de Música
Profª. Drª. Luciana Prass
Chefe Substituto de Departamento de Música
Profª. Drª. Luciana Nunes Kiefer

E-mail: iademus@ufrgs.br
Localização: Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, sexto andar, Centro – Porto Alegre, RS – CEP 90.020-180)

O Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS localiza-se num centro metropolitano caracterizado por ser um pólo cultural estratégico do Mercosul. Além de uma orquestra sinfônica de renome nacional, atuam na grande Porto Alegre uma orquestra de proporções clássicas, três orquestras de câmara e dezenas de coros. A região possui diversas salas de concerto incluídas no círculo de apresentações internacionais.

Porto Alegre possui importância fundamental na reconhecida tradição de formação musical no Rio Grande do Sul, onde o Departamento de Música tem uma atuação de caráter central. Esta realidade contribui para uma intensa experiência artística e para uma aquisição de conhecimentos fundamentais à pratica e ensino de musica em todos os seus níveis. Em sintonia com a atualidade, o Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma entidade ágil que proporciona uma preparação musical do melhor nível e uma valiosa oportunidade para o estudante de música que deseja lançar-se na vida profissional. Nos últimos anos tem se destacado pela intensa produção musical e acadêmica (em dois níveis de ensino – Graduação e Pós-Graduação), em atividade de extensão universitária e em produção artística e de pesquisa. Esta produção tem sido reconhecida nacional e internacionalmente através de intensa atuação dos docentes e alunos nestes cenários.

O Departamento de Música da UFRGS, uma das instituições pioneiras na implantação de cursos de Pós-Graduação em Música no Brasil, vem se empenhando em projetos para melhoria do ensino de música através da qualificação do seu corpo docente, em nível de Pós-Graduação, o que possibilitou a criação do Curso de Mestrado em Música (1986) e a criação do primeiro Doutorado em Música do país (1995). Os programas de extensão em música oferecem cursos de educação musical continuada que compreendem fóruns de preparação para o mercado de trabalho, atualização, formação de auxiliares de pesquisa em áreas específicas, ciclos de palestras sobre temas atuais e recitais. A partir de 1996 foi criada no Departamento a Programação Artística, que se constitui em uma série de Concertos e Recitais, promovida por docentes, alunos e artistas convidados, tanto do país como do exterior. Este conjunto de ações integradas do Departamento de Música vem repercutindo favoravelmente, regional e nacionalmente, destacando-se no cenário nacional e do Cone Sul como um importante pólo formador de intérpretes, compositores, regentes, educadores e pesquisadores em música.

O Departamento de Música é responsável pela manutenção do Curso de Música do Instituto de Artes da UFRGS.