Graduação – Departamento de Música


Chefe do Departamento de Música
Prof. Dr. Camilo da Rosa Simões

Chefe Substituto do Departamento de Música
Prof. Dr. Julio César da Silva Herrlein

Período: de 29/4/2021 até 28/4/2023

E-mail: iademus@ufrgs.br
Localização: Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, Centro Histórico – Porto Alegre, RS – CEP 90.020-180)

Colegiado
◦ Adolfo Silva de Almeida Júnior
◦ André de Cillo Rodrigues
◦ Any Raquel Souza de Carvalho
◦ Camilo da Rosa Simões.
◦ Carlos Eduardo Fecher
◦ Celso Giannetti Loureiro Chaves
◦ Daniel Wolff
◦ Jean Carlos Presser dos Santos
◦ Júlio César da Silva Herrlein
◦ Leonardo Loureiro Winter
◦ Lucia Becker Carpena
◦ Luciana Nunes Kierfer
◦ Luciana Prass
◦ Marcos Vinícius Araújo
◦ Marília Raquel Albornoz Stein
◦ Ney Fialkow
Período: 28/04/21 a 27/04/23

O Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS localiza-se em um polo cultural estratégico do Mercosul. Além de uma orquestra sinfônica de renome nacional, atuam na grande Porto Alegre uma orquestra de proporções clássicas, três orquestras de câmara e dezenas de coros. A região possui diversas salas de concerto incluídas no círculo de apresentações internacionais.

Porto Alegre possui importância fundamental na tradição de formação musical no Rio Grande do Sul, na qual o Departamento de Música tem uma atuação de caráter central. Esta realidade contribui para uma intensa experiência artística e para uma aquisição de conhecimentos fundamentais à pratica e ensino de musica em todos os níveis. O Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul proporciona uma preparação musical do melhor nível e uma valiosa oportunidade para o estudante de música que deseja profissionalizar-se. Nos últimos anos, o departamento tem se destacado pela intensa produção musical e acadêmica (em dois níveis de ensino – Graduação e Pós-Graduação), em atividade de extensão universitária e em produção artística e de pesquisa. Esta produção é reconhecida nacional e internacionalmente através de intensa atuação dos docentes e alunos nestes cenários.

O Departamento de Música da UFRGS, uma das instituições pioneiras na implantação de cursos de Pós-Graduação em Música no Brasil, empenha-se em projetos para melhoria do ensino de música através da qualificação do seu corpo docente, em nível de Pós-Graduação, o que possibilitou a criação do Curso de Mestrado em Música (1986) e a criação do primeiro Doutorado em Música do país (1995). Os programas de extensão em música oferecem cursos de educação continuada que compreendem fóruns de preparação para o mercado de trabalho, atualização, formação de auxiliares de pesquisa em áreas específicas, ciclos de palestras sobre temas atuais e recitais. Em 1996 foi criada no Departamento a Programação Artística, uma série de concertos e recitais promovida por docentes, alunos e artistas convidados, tanto do país como do exterior. Este conjunto de ações integradas do Departamento de Música repercute regional e nacionalmente, destacando-se no cenário nacional e do Cone Sul como um importante polo formador de intérpretes, compositores, regentes, educadores e pesquisadores em música.

O Departamento de Música é responsável pela manutenção do Curso de Música do Instituto de Artes da UFRGS.

Informações sobre UFRGS, Instituto de Artes e Departamento de Música

Projeto Pedagógico Música Bacharelado

Projeto Pedagógico Música Licenciatura

Estatuto e Regimento Geral da UFRGS

Regimento do Instituto de Artes da UFRGS

Plantas Baixas do Espaço Físico do IA

Resolução 11-2013

Biblioteca do IA-UFRGS

Descrição do espaço físico DEMUS