Guarda-Roupas


Guarda-Roupas do Departamento de Arte Dramática – Acervo Lígia Régio

O Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS sempre teve roupas e objetos para serem utilizados nos trabalhos dos alunos de Artes Cênicas. Ao longo dos anos, esse pequeno acervo foi crescendo e chegou a ocupar diferentes espaços dentro do prédio da Salgado Filho, 340 e depois da General Vitorino, 255, sempre na base do empréstimo realizado aos alunos. Faz aproximadamente vinte anos que o Guarda-Roupas ocupa uma sala no terceiro andar do DAD-IA/UFRGS.

O nome dado ao acervo homenageia a única funcionária que foi lotada ali, que era fabulosa no cuidado das roupas e que morreu no final dos anos 1990.

O acervo é composto por alguns figurinos e por roupas que servem à cena, mas não são, necessariamente, figurinos. A maior parte do acervo é formado por doações de diversas pessoas que sabem da existência e necessidade desse pequeno patrimônio, pobre, porém precioso para os estudantes de Teatro.

Há uma bolsista PRAE que trabalha ali e contamos também com alunos que trabalham voluntariamente. No momento, contamos com as bolsistas Thais Diedrich e Bruna Ávila, além de auxílios pontuais de outros alunos. Durante o ano são realizados diversos mutirões, divulgados a todos que queiram contribuir para a organização, limpeza e conservação do espaço e seus objetos.

Atualmente, quem coordena o Guarda-Roupas é a professora Gisela Habeyche, que mantém um projeto de Extensão que engloba questões pertinentes ao uso e manutenção desse espaço.

Desde 2015, a partir de uma proposta de Thais Diedrich — e como culminância da MOSTRA DAD — acontece anualmente o Desfile do Guarda-Roupas do DAD, cada ano com uma temática diferente e aberto à comunidade acadêmica em geral, reunindo alunos, servidores técnicos e professores da UFRGS e oportunizando que se conheça um pouco do que se desenvolve no DAD-IA/UFRGS.

OBSERVAÇÃO: todas as doações de roupas, sapatos e adereços são bem-vindas.
Contatos através do e-mail guardaroupadodad@gmail.com

Agradecimentos aos doadores: Cristiane Werlang, Daniel Wolf, Gisela Habeyche, Henry Wolf, Virginia Puggina, Francisco Gomes, Lisandra Jaquet, Lisiane Jaquet e Lyra Ana Daubermann Werlang