Licenciatura em Música


Formação acadêmica

A Licenciatura em Música visa a preparar profissionais para a inserção no campo da educação musical pelo desenvolvimento de suas dimensões artístico-musical, pedagógica, social, cultural, científica e tecnológica, formando o professor de música que atuará em espaços profissionais já constituídos e emergentes.

Ingresso e vagas

O curso de Música é mantido pelo Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. Anualmente são oferecidas 65 vagas, e o ingresso ao Curso é feito via Concurso Vestibular. O início do curso é sempre no primeiro semestre letivo. Não há número fixo de vagas para cada uma das habilitações do curso (a saber: Bacharelado em Música – Canto, Bacharelado em Música – Composição, Bacharelado em Música – Cordas e Sopros, Bacharelado em Música – Música Popular, Bacharelado em Música – Regência Coral, Bacharelado em Música – Teclado, Licenciatura em Música).

Currículo

O currículo do curso de Música abrange uma sequência de atividades de ensino ordenadas por matrículas semestrais em uma seriação aconselhada. Os créditos em atividades de ensino (obrigatórias, eletivas e obrigatórias alternativas), assim como os créditos complementares, devem ser cumpridos integralmente pelo estudante a fim de que possa qualificar-se para a obtenção do diploma.

Seguir a seriação de matrícula aconselhada é a melhor forma de o aluno concluir o curso na duração prevista e evitar problemas em sua matrícula.

Licenciatura em Música (420.06) (08 semestres)

Titulação: Licenciado em Música

Número de créditos para diplomação
Créditos Obrigatórios: 164
Créditos Eletivos: 10
Créditos Complementares: 14