Departamentos

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas é formado pelo Departamento de Hidromecânica e Hidrologia (DHH) e pelo Departamento de Obras Hidráulicas (DOH).

Departamento de Hidromecânica e Hidrologia (DHH)

O Departamento de Hidromecânica e Hidrologia (DHH) conta atualmente com 18 professores em seu quadro docente, sendo 17 professores com Doutorado e 1 professor com Mestrado, os quais ministram aulas em diferentes cursos de graduação, de pós-graduação e Curso Técnico em Hidrologia (temporariamente sem atividades), bem como orientam trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Também atuam na execução e coordenação de atividades de pesquisa e extensão nas áreas de Mecânica dos Fluidos, Hidráulica, Hidrologia, Climatologia, Hidrogeologia, Águas Subterrâneas e Recursos Hídricos. Em média, o DHH recebe, semestralmente, cerca de 570 matrículas de estudantes, distribuídas em 43 turmas. Atualmente o DHH tem uma carga de 31 alunos/professor/semestre em 2020/1 a carga horária semestral média do DHH é de 2355 horas de aula, distribuídas em 1920 h na graduação, 435 h na pós-graduação. No Programa de Pós-Graduação tem atualmente 53 orientandos entre mestrado e doutorado. Com a implementação do curso de graduação em Engenharia Hídrica (início em 2012/2), a atuação do DHH foi ampliada em 885 horas-aula em disciplinas obrigatórias e 615 horas-aula em disciplinas eletivas ao longo de todo o curso. O Departamento de Hidromecânica e Hidrologia oferece disciplinas para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Geologia, Engenharia Elétrica, Engenharia Hídrica, Agronomia, Arquitetura, Engenharia de Produção, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Minas, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Materiais.

 

Coordenação

Gestão 2020 – 2021

Chefe

Prof. Fernando Dornelles

Ramal: 6658

e-mail: fernando.dornelles@ufrgs.br

 

Substituto

Profª. Daniela Guzzon Sanagiotto

Ramal: 7930

e-mail: dsanagiotto@ufrgs.br

 

Secretaria do DHH

Ramal: 6664 ou 8181

e-mail: dhh@iph.ufrgs.br

Departamento de Obras Hidráulicas (DOH)

O Departamento de Obras Hidráulicas (DOH), conta atualmente 18 professores em seu quadro docente (todos com doutorado), atuando na área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, com ênfase em disciplinas aplicadas a esta área, em cursos de Graduação, Pós-Graduação e Curso Técnico de Hidrologia (temporariamente sem atividades) do IPH. Orientam trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e também atuam na execução e coordenação de atividades de pesquisa e extensão. Atualmente o DOH tem uma carga de 37 alunos/professor/semestre (2020/1). Ministra semestralmente 2100 horas/aula em média, sendo 1695 para os cursos de Graduação e 405 horas/aula em Pós-Graduação, onde orienta 88 alunos entre Mestrado e Doutorado. Com a implementação do curso de graduação em Engenharia Hídrica (início em 2012/2), a atuação do DOH foi ampliada em 930 horas-aula em disciplinas obrigatórias e 570 horas-aula em disciplinas eletivas ao longo de todo o curso. O Departamento de Obras Hidráulicas oferece disciplinas para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Geologia, Engenharia Elétrica, Engenharia Hídrica, Agronomia, Arquitetura, Ciências Biológicas e Geografia.

 

Coordenação

Gestão 2020 – 2022

Chefe

Prof. Gean Paulo Michel

Ramal: 6414

e-mail: gean.michel@iph.ufrgs.br

 

Substituto

Prof. Fernando Fan

Ramal: 6414

e-mail: fernando.fan@ufrgs.br

 

Secretaria do DOH

Ramal: 6664 ou 8181

e-mail: doh@iph.ufrgs.br

Top