Equipe do IPH/UFRGS atua junto ao Comitê de Dados do estado para suporte à tomada de decisões no combate à COVID-19

O professor Guilherme F. Marques,  relata sobre a atuação do IPH/UFRGS junto ao Comitê de Dados do estado para suporte à tomada de decisões no combate à COVID-19.

O trabalho na universidade vai além da produção de artigos e formação de pessoas.

Em maio de 2020, o estado do RS criou um Comitê de Dados, cujo objetivo foi alimentar a tomada de decisão e resposta do governo à pandemia. Saúde, Infraestrutura, economia…

As incertezas sobre os reais impactos em cada uma dessas áreas eram grandes, e os custos na inação maiores ainda.

Grupos de trabalho (GTs), foram organizados para identificar e calcular índices e medir a situação do estado, orientando o governo como agir, e onde.

O Núcleo de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do IPH (GESPLA) colaborou no GT Infraestrutura. Elaboramos um cálculo para o epidemic risk index (ERI) usando metodologia desenvolvida pela Comissão Europeia. Um dos elementos que afeta a exposição da população a um agente como o Coronavírus é o acesso da população à água a partir da infraestrutura.

Mas fomos além! Considerando a estiagem que se abateu sobre o estado na ocasião, incluímos no cálculo um Indicador de Estiagem combinando dados de atualização rápida: nível de reservatórios, condição de captação de água nos rios e mananciais subterrâneos. O resultado foi um mapeamento mais preciso da exposição.

A pesquisa contou com a colaboração de alunos do Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (PPGRHSA) do IPH/UFRGS, Iporã Possantti e Geovanna Silva.

Coordenador do grupo de pesquisa Núcleo de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (GESPLA), o prof. Guilherme F. Marques é lotado no Departamento de Obras Hidráulicas, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas.

Conheçam o trabalho do grupo em: https://www.ufrgs.br/warp/

Confiram o relatório final do Comitê de Dados em:

 

Clique para acessar o 19193336-comite-dados-19mar-1ano.pdf