Dia do Engenheiro Hídrico

Hoje, nesta segunda-feira, 22 de março, comemoramos o dia do Engenheiro Hídrico, no mesmo dia em que a ONU celebra o Dia Mundial da Água, com a temática deste ano 2021 Valoração da Água.

O que faz um Engenheiro Hídrico?

Interessante essa pergunta. Se dissermos que é uma profissão nova no mercado, de certa forma estaríamos mentido. A Engenharia Hídrica existe desde que o homem começou a dominar as águas para o seu benefício. Na Mesopotâmia, o homem controlou as águas para irrigar a região entre os rios Tigre e Eufrates uns 600 anos antes da era cristã. Muito antes (2500 AC) a engenhosidade do homem controlou o Nilo, transportando pedras para construção das pirâmides no Egito e sabendo prever as cheias anuais para aproveitar a sua abundante fertilidade. Da mesma forma, podemos falar das obras dos Incas controlando as águas na árida Cordilheira dos Andes (Machu Picchu), dos Astecas construindo uma cidade no meio de um grande pântano (cidade de Tenochtitlán), navegando pelo Yang-Tsé na China, construindo aquedutos no Império Romano e assim por diante.

Nos dias de hoje, podemos definir um engenheiro hídrico como um profissional habilitado a trabalhar (projeto, avaliação, construção, quantificação, fiscalização e gerenciamento) de empreendimentos relacionados a recursos hídricos, sistemas de informações hidrológicas, montagem e gerenciamento de circuitos, estando apto para atuar na gestão dos recursos hídricos em seus aspectos técnicos, sociais e ambientais (Resolução n°429 de 30 de junho de 2006 – CONFEA).

Trata-se de um profissional, capacitado a gerir um dos recursos naturais mais importantes, que por ser de múltiplos usos (abastecimento, geração de energia, irrigação, navegação, recreação, etc.) é imprescindível para a existência da humanidade como sociedade organizada.
Desta forma, cumprimentamos a todos os Engenheiros Hídricos e estudantes do curso de Engenharia Hídrica nesta data tão importante.