DIVULGAÇÃO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Como parte dos dados obtidos durante o estágio obrigatório de Engenharia Ambiental, as alunas destacam alguns resultados acerca do curso de Engenharia Ambiental. Foram entrevistadas 250 pessoas, das quais 89 cursam engenharia ambiental em 10 universidades de 6 países. Da UFRGS, responderam ao questionário pessoas 83, sendo 24 da engenharia ambiental.

Projetos de cunho ambiental na UFRGS

Os estudantes foram questionados se a sua universidade possuía algum projeto de extensão ou atividade complementar. Em comparação com estudantes de engenharia ambiental das outras 9 universidades, os estudantes da UFRGS demonstraram maior engajamento e participação nessas atividades. Deve-se reconhecer, portanto, que o engajamento da comunidade acadêmica na criação de projetos é um diferencial da nossa instituição.

 

Distribuição de respostas de estudantes de eng. ambiental para a pergunta “A sua universidade possui algum projeto de extensão / atividades complementares / iniciativas voltados a questões ambientais?”. Em amarelo: outras universidades; em azul: UFRGS.

Confiram algumas iniciativas citadas pelos alunos: Empresa Júnior Mandala, Engenheiros sem Fronteiras, Projeto RONDON, Trabalhos com comunidades no GPDEN, Projeto Lado B da Educação Ambiental, EA Responsável –  Gestão Ambiental da Escola de Administração.

 

O papel do estudante de engenharia ambiental na UFRGS

Para a pergunta “É minha responsabilidade contribuir para uma universidade sustentável”, foi observada uma diferença de percepção entre os alunos de engenharia ambiental e os de outros cursos da UFRGS. Enquanto todos os alunos da ambiental concordaram com a afirmação, os discentes dos demais cursos demonstraram uma opinião diferente.

Distribuição de respostas de estudantes da UFRGS para a pergunta “É minha responsabilidade contribuir para uma universidade sustentável”. À esquerda: outros cursos; à direita: eng. ambiental.

Qual é, então, o papel do estudante de engenharia ambiental? Como podemos aplicar os conhecimentos obtidos na própria Universidade? Sobretudo, como dividi-los com colegas de outras áreas?

Com o objetivo de ajudar na divulgação de ações de cuidado com o meio ambiente, foi desenvolvido um Guia para divulgação entre alunos universitários de todas as áreas. De linguagem simples, o Guia traz atitudes cotidianas que todos podemos seguir dentro de uma instituição de ensino. As alunas convidam os alunos de engenharia ambiental a difundir este material e outras iniciativas com amigos de outros cursos, iniciando um debate necessário para todas as áreas de conhecimento.

Confiram o Guia Básico do Agente Ambiental Universitário.