Pedido de patente de tecnologia desenvolvida no Instituto de Pesquisas Hidráulicas é depositado no INPI

A tecnologia desenvolvida na UFRGS/IPH em parceria com a UNISC teve seu pedido de patente depositado no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial no dia 15/06/21.
A invenção é destinada à filtração física de microalgas utilizada para o pré-tratamento de efluentes, integrado a um sistema de tratamento de tecnologia de saneamento ambiental.
O filtro separador de biomassa microalgal promove a separação das microalgas através de filtração por gravidade e vazão do afluente, podendo ser utilizado em saídas de tratamento de efluentes urbanos, tanques de águas residuárias, sistemas de tratamento à base de microalgas, entre outros.
O filtro é um equipamento de baixo custo e capaz de reduzir o impacto ambiental dos efluentes. O trabalho foi desenvolvido pelo aluno de Doutorado do PPG Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental Elizandro Oliveira Silveira sob orientação da professora Lúcia Helena Ribeiro Rodrigues. A pesquisa contou com a participação de Cássio Denis de Oliveira, Ênio Leandro Machado e Jorge André Ribas Moraes, pesquisadores da UNISC.