Centros de Atenção Psicossocial

Redução de Danos (RD) é uma política pública adotada pela Prefeitura de Porto Alegre. No entanto, não conta atualmente com pessoas formadas especificamente para a função de redutor de danos. De qualquer forma, a informação repassada pela Secretaria Municipal de Saúde é que todo cidadão que buscar atendimento em um Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) será atendido com base no programa de RD. Nos CAPS, o projeto terapêutico tem como princípio tratar cada pessoa de forma única, sem exigir abstinência, contemplando desejos e necessidades particulares.

Confira abaixo os endereços e contatos do serviço de Redução de Danos disponibilizados pela rede pública municipal da capital gaúcha.

Aplicativo

Outra opção muito interessante para quem quer ficar por dentro de técnicas de RD é o aplicativo brasileiro Redução de Danos, que está disponível para smartphones do sistema Android. O utilitário foi criado pelos organizadores da página no Facebook que leva o mesmo nome do app e disponibiliza informações de diversos países,  falando sobre os efeitos das drogas, de que elas são formadas e quais os métodos mais seguros de uso, diminuindo assim os riscos e danos associados. Assista a um vídeo que explica um pouco o funcionamento do “guia de bolso” e/ou clique AQUI para baixar no seu celular.

TAMBÉM RECOMENDAMOS
PARA VOCÊ