Você já ouviu falar de Redução de Danos (RD)? Quando pensamos na pergunta, podemos concluir que é algo feito para reduzir danos provocados por alguma coisa. E é esse o caminho. Pegando o consumo de drogas como exemplo, a RD é responsável por traçar estratégias que diminuam os problemas sociais e para a saúde relacionados ao uso dessas substâncias, como explica Bruno Logan, responsável pela página Redução de Danos no Facebook.

Apesar de fazer parte da política oficial do governo, a sociedade parece não conhecer muito bem o assunto – que devido a questões morais e preconceitos, não encontra ampla divulgação e atenção do poder público. O tema que acaba passando por cima da Redução de Danos é o combate ao uso de drogas através de repressão policial e punições, como a cadeia, para os usuários.

A falta de informações sobre o tema motivou a criação da reportagem Redução de danos, que busca compreender onde surgiu a técnica, quais os processos e as instituições envolvidas, e como o procedimento funciona em Porto Alegre.

Expediente

Redução de danos é uma narrativa multimídia experimental, realizada no primeiro semestre de 2016 para a disciplina de Webjornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO)/UFRGS. Após conclusão, como atividade acadêmica, o material passará a ser atualizado no seguinte link: https://reducaodedanos.wordpress.com/

Orientação: Luciana Mielniczuk

Equipe de reportagem e edição: Antônio Assis Brasil, Antonio Felipe Purcino, Jéssica Zappas Ocaña, Jônatha Bittencourt, Luiza Fritzen e Maiury Winckiewicz.