SOUSA, Maíra de Cássia Evangelista de. A dinâmica da notícia nas redes sociais na internet: a forma de apresentação das postagens no Twitter e no Facebook. In. Revista Fronteiras, v. 17, n. 2, p. 199-212, 2015. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.172.07/4733

Resumo:
O uso e as apropriações dos sites de redes sociais na internet pelo jornalismo têm sido cada vez maiores, visto que esses espaços atraem novos públicos e aproximam as organizações noticiosas de seus consumidores. Diante desse cenário, os veículos jornalísticos precisam pensar formas de publicar o conteúdo nesses ambientes. Consideramos que a dinâmica da notícia nas redes sociais na internet diz respeito à etapa de circulação – a partir da forma de apresentação e do conteúdo das postagens – e à subetapa recirculação – a partir das ações participativas dos usuários. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta de categorização da circulação da notícia nos sites de redes sociais a partir da forma de apresentação das postagens (texto, hipertexto e hipermídia) e de analisar as publicações dos perfis jornalísticos no Twitter e no Facebook, levando em conta as particularidades e as especificidades desses espaços. De caráter descritivo-analítico, a pesquisa combinou técnicas qualitativas e quantitativas. O objeto empírico é formado por postagens publicadas em janeiro de 2013 nas contas do Twitter e do Facebook do portal jornalístico Estadão sobre o incêndio na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. A partir das categorias de análise estabelecidas, verificou-se que a forma padrão das postagens no Twitter é o hipertexto e, no Facebook, é a hipermídia.

Palavras-chave: jornalismo, notícia, sites de redes sociais, linguagem digital.

Baixe o PDF:
A dinâmica da notícia nas redes sociais na internet a forma de apresentação das postagens no Twitter e no Facebook

Abstract:
The use and appropriation of social network sites by the journalism has been increasing because these spaces attract new audiences and approach news organizations to their customers. In this scenario, journalistic vehicles need to think of ways to publish content in social networking sites. We consider that the news dynamics on social networking sites is related to the circulation stage – from the form of presentation and content of posts – as well as to the recirculation – from the participatory actions of users. This article aims at proposing a categorization to the circulation from the presentation form (text, hypertext and hypermedia) and analyzing publications of journalistic profiles on Twitter and Facebook, considering the particularities and specificities of these spaces. As a descriptive-analytic study, the research combines qualitative and quantitative techniques. The empirical object consists of posts published in January, 2013, on Twitter and Facebook accounts of the journalistic portal Estadão, about the fire at Kiss Nightclub in the city of Santa Maria, in Rio Grande do Sul. From the analysis of the categories established, it was found that the standard posts forms on Twitter is the hypertext and on Facebook is the hypermedia.

Keywords: journalism, news, social networking sites, digital language.