GROSSMANN, Fabiane Volkmer. Estratégias comunicacionais de interfaces gráficas de webjornais: estudo do caso Zero Hora.com. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/jordi/wp-content/uploads/2016/05/Estrat%C3%A9gias-Comunicionais-de-Interface-Gr%C3%A1fica-em-Webjornais-Estudo-do-Caso-de-ZeroHora.com_.pdf>. Acesso em: XX XXX. 2016.

Resumo:

Com o objetivo de constatar a presença de estratégias comunicacionais em interfaces gráficas (IG) de webjornais de quarta geração, a presente dissertação de mestrado inicia a investigação considerando IG como um espaço mediador que materializa os elementos da gramática de interação humano-computador-humano. A questão em foco é que tal possibilidade para webjornais de quarta geração seja pensada em termos de estratégias comunicacionais aplicadas à elaboração de suas IG na forma de estratégias de captação do interagente e não apenas em termos de metáforas como vem sendo freqüentemente considerado em estudos acadêmicos realizados até agora. Ao longo de três capítulos de revisão bibliográfica são realizadas três principais reflexões: a) uma que atribui uma outra função à IG; b) outra que identifica características que classificam o webjornal em uma atual quarta geração e c) e a que propõe formas de materialização de estratégias de comunicação, especificamente de estratégias que visam captar o interagente. Tais reflexões são fundamentadas pelas teorias da comunicação, da comunicação midiática, de estratégias comunicacionais, do design de interface e da ergonomia. As discussões que sucedem à fundamentação teórica são contextualizadas pela análise dos dados obtidos por intermédio da metodologia de pesquisa de estudo do caso. O exemplo do estudo do caso ZERO HORA.com permitiu que fossem delineadas algumas considerações finais que apontaram a NBR-9241 (seguindo recomendações da ISSO-9241, especialmente a parte 11 que trata das questões referentes à usabilidade de sistemas informáticos) como um caminho a ser tomado rumo à materialização de estratégias de captação de interagentes na elaboração de IG de webjornais.

Palavras-chave: webjornalismo, estratégias comunicacionais, interfaces gráficas, captação de interagentes, design ergonômico.

Baixe o PDF:
Estratégias Comunicionais de Interface Gráfica em Webjornais Estudo do Caso de ZeroHora.com