ebook-capaMIELNICZUK, L.; DALMASO, S. . Hipertexto e linkagem: apontamentos sobre aspectos constituintes de uma linguagem digital.. In: PERUZZOLO, Adair; MAGGIONE, Fabiano; WOTTRICH, Laura; PERSIGO, Patrícia.. (Org.). Práticas e discursos midiáticos: representação, sociedade e tecnologia.. 1ed.Santa Maria: FACOS, 2012, v. 1, p. 237-258.

Resumo:
Os meios digitais têm transformado modos de leitura e escrita. O hipertexto e sua lógica dispersiva, intertextual, conectiva e associativa (Landow, 1992) estruturam os processos de escrita digital, in uenciando nas práticas de escrita de sites e blogs que divulgam conteúdos jornalísticos. Este texto expandido, construído no ambiente do hipertexto, tem os links como elementos fundamentais que conferem à escrita um caráter de continuidade, além de exercerem diversas funções narrativas como de complementação e detalhamento da informação na web. Neste contexto, os blogs são exemplos de espaços dinâmicos que incorporam as características da linguagem digital, como os links, ampliando a rede de informação das mensagens.

Palavras-chave: escrita digital, hipertexto, links, blogs.

Abstract: Digital media have transformed ways of reading and writing. The hypertext and their dispersive, intertextual, connective and associative logic (Landow, 1992) structure the processes of digital writing and affected the writing practices in sites and blogs that publish journalistic content. This expanded text, which was built by hypertext environment, has links as fundamental elements to digital writing. Furthermore, linksrepresent the continuity of language and carry out a lot of functions in web narratives as complementing and detail information. In this context, blogs are examples of dynamic spaces that incorporate the characteristics of the digital language, such as links, increasing the information network.

 

Sinopse do livro:

A obra é constituída de dez artigos, derivados das dissertações de Mestrado defendidas em 2010 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Está dividida de acordo com as duas linhas de pesquisa do POSCOM: “Mídia e Identidades Contemporâneas” e “Mídia e Estratégias Comunicacionais”.Os trabalhos são permeados de discussões sobre a relação entre mídia e sociedade, por meio de diferentes metodologias, aportes teóricos e objetos empíricos, tais como revistas, jornais, organizações, publicidade, telenovela, charge e mídias sociais digitais.

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Práticas e discursos midiáticos: representação, sociedade e tecnologia