REINO, Lucas Santiago Arraes. Jornalismo baseado em localização: uma análise das potencialidades na produção e no consumo de notícias. Tese (Doutorado em Comunicação Social), Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/jordi/wp-content/uploads/2016/05/Jornalismo-baseado-em-localiza%C3%A7%C3%A3o-Uma-an%C3%A1lise-das-potencialidades-na-produ%C3%A7%C3%A3o-e-no-consumo-de-not%C3%ADcias.pdf>.  Acesso em: XX XX. 2016.

 

Resumo:
Os serviços baseados em localização (SBL) representam a associação de tecnologias de comunicação móvel, internet e sistemas de informação geográfica. Essa tríade tem modificado as relações com as pessoas, com os lugares físicos e com o ciberespaço. O jornalismo também vem sendo impactado no que se refere à produção de conteúdo e ao consumo, sendo que algumas iniciativas já procuram tirar proveito das potencialidades inerentes aos SBL, como uma melhor compreensão do contexto dos fatos e dos usuários e a possibilidade de oferta segmentada de conteúdo. Entre os conceitos e autores estudados destacam-se: os conceitos de espaço (Certeau e Heidegger), ciberespaço (Lemos e Santaella), ciberjornalismo (Canavilhas e Palácios) e geolocalização (Brimicombe e Li), analisados sob o viés da Teoria do Meio (Innis, Mcluhan e Meyrowitz), visando compreender sua formação e história até a atualidade e, com base em estudos de caso, verificar o que é feito no jornalismo baseado em localização no presente momento, assim como a analisar suas potencialidades atuais e futuras.

Palavras-chave: Comunicação, Jornalismo baseado em Localização,

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Jornalismo baseado em localização Uma análise das potencialidades na produção e no consumo de notícias