BELOCHIO, Vivian de Carvalho. Jornalismo colaborativo em redes digitais: estratégia comunicacional no ciberespaço. O caso de Zero Hora.com. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/26098773/belochio-dissertacao-jordi-2009>. Acesso em: XX XX. 2016.

Resumo:

O presente trabalho foi desenvolvido partindo da idéia de que os sistemas participativos digitais provocam mudanças no território institucionalizado do jornalismo. A busca de marcas do processo destacado começa, no primeiro capítulo, com a análise do jornalismo como território institucionalizado e os processos de desterritorialização, reterritorialização e des-re-territorialização. Em seguida, são destacadas as transformações tecnológicas que facilitaram a formação do que denominamos de cauda longa da informação, que vão desde as bases de dados até as mídias locativas e as tecnologias móveis. É identificado, então, o movimento Pro-Am, marcado pela parceria entre profissionais e amadores. O segundo capítulo é dedicado à reflexão sobre o jornalismo colaborativo nas redes como estratégica comunicacional. Neste ponto, são definidas as seções colaborativas. A identificação leva em consideração as quatro gerações do jornalismo digital, marcadas pela adaptação estratégica dos meios tradicionais à demanda da cauda longa da informação. Nela, surgiram e se fortaleceram as páginas colaborativas abertas. As reflexões realizadas na fundamentação teórica são verificadas a partir dos dados obtidos por meio da metodologia do estudo de caso. A partir dela, foi possível chegar às considerações finais desta pesquisa, que permitiram a identificação de algumas estratégias comunicacionais de Zero Hora.com a partir dos produtos colaborativos. Concluiu-se que ocorrem trabalhos em parceria entre profissionais e amadores no jornal digital. O Pro-Am se estabelece, só que de maneira tímida. Não se pode afirmar que ocorre, em Zero Hora.com, a des-re-territorialização, porém foram identificadas fortes marcas do processo.

Palavras-chave: jornalismo colaborativo, webjornalismo participativo, des-reterritorialização, cauda longa, remediação, Zero Hora.com, Leitor-Repórter.

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Jornalismo colaborativo em redes digitais: estratégia comunicacional no ciberespaço. O caso de Zero Hora.com