20130522-capa_web_300x433MIELNICZUK, L.. O celular afronta o jornalismo. In: MIELNICZUK, L; BARBOSA, S.. (Org.). Jornalismo e Tecnologias Móveis. 126ed.Covilhã: UBI, 2013, v. , p. 113-125.

Resumo:
A vasta utilização de tecnologias móveis de informação e de comunicação pela população em grandes centros urbanos é uma realidade que se expressa pela presença dos celulares como um aparelho de uso pessoal sempre ao alcance das mãos de seus donos. De um simples telefone sem o, o celular torna-se um equipamento multifuncional que permite o registro, a disponibilização e o consumo de informações, dentre elas as informações jornalísticas. o celular se faz presente também no campo do jornalismo seja nas práticas desenvolvidas pelas empresas seja nos conteúdos produzidos pelos usuários e disponibilizados nas redes digitais. com pouco tempo para adaptar-se ao surgimento da internet, o jornalismo já enfrenta um novo desa o: enfrentar as demandas de uma sociedade conectada à internet cuja forma de comunicação é ubíqua.

Palavras-chave: jornalismo digital, jornalismo móvel, conteúdo móvel, dispositivos móveis, celular.

Sinopse do livro:
No presente volume, temos o registro do que podemos caracterizar como reflexões iniciais acerca deste tema, que ainda trará muitos desdobramentos ao campo do Jornalismo. Um conjunto de pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis assinam os artigos que abordam questões emergentes sobre o uso de celulares/smartphones e de tablets – seja na produção, seja no consumo de produtos jornalísticos. O livro está organizado em duas partes: Cartografia do (novo) contexto de inovações; As mudanças e os desafios para a prática.

Baixe o livro:
Jornalismo e Tecnologias Móveis