MIELNICZUK, L.; Ferraretto, L. A. . Sergio Capparelli: a diferença entre distribuir e construir o saber.. In Texto (UFRGS. Online), v. 34, p. 4-10, 2015.

Coordenador do PPGCOM (Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), entre 1996 e 2000, no período de sua implantação, o professor e pesquisador Sérgio Capparelli fez uma palestra no dia 20 de agosto de 2015 em evento comemorativo aos 20 anos do Programa que ajudou a criar. Nesta ocasião, concedeu entrevista à revista Intexto. O professor contextualiza questões relacionadas ao ambiente de reflexão que antecedem a época da criação do PPGCOM e expõe suas ideias sobre o ofício de ser professor e pesquisador.

Como jornalista, nos anos 1970 e 1980, Capparelli passou pelas redações dos jornais Folha da Manhã e Zero Hora. Foi professor na PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) antes de iniciar a carreira docente na UFRGS no início dos anos 1980. É escritor, autor de romances e livros infantis, pelos quais recebeu os prêmios “Jabuti”, da Câmara Brasileira do Livro, “Odilo Costa Filho”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e “Açorianos”, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. No campo da Comunicação, é autor, entre outras contribuições, dos livros Comunicação de massa sem massa (1979), Televisão e capitalismo no Brasil (1982) e Ditaduras e indústrias culturais no Cone Sul da América Latina (1991). Atualmente, aposentado da carreira de professor, dedica-se totalmente à literatura.

Baixe o PDF da entrevista:
Sergio Capparelli a diferença entre distribuir e construir o saber