MIELNICZUK, L.; BACCIN, A. ; SOUSA., M. C. E. ; BRENOL, M. ; DANIEL, P. B. . Vinte anos de Zero Hora na internet (1995-2015). Revista Estudos de Jornalismo, v. 1, p. 53-66, 2015.

Resumo:

Resgatar e sistematizar informações sobre os primeiros 20 anos da história do jornalismo digital no jornal Zero Hora é o objetivo do presente trabalho. O jornal é o que possui maior circulação na região sul do País, sediado em Porto Alegre (RS), pertence ao grupo empresarial brasileiro Rede Brasil Sul (RBS). Para efetuar o estudo, além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas com profissionais que trabalham ou trabalharam na empresa. Foi possível reunir lembranças e documentos importantes que descrevem a implantação e o percurso do jornalismo digital na publicação entre 1995 e 2015. Identifica-se quatro momentos principais na sua trajetória, a partir de uma perspectiva cronológica: entre 1995 e 1996, antes mesmo da regulamentação da internet comercial; entre 1996 e 2000, quando foi constituída uma equipe dentro da redação para elaboração da versão digital do jornal; entre 2000 e 2007, momento em que ocorre uma mudança de estratégia empresarial e cria-se em paralelo uma operação comercial visando prover acesso à internet, chamada clicRBS, apartada da redação do jornal; e do ano de 2007 aos dias de hoje quando as equipes do jornal impresso e do jornal digital passaram a atuar na mesma redação. Percebe-se o papel de protagonista do jornal Zero Hora na história da internet comercial no Brasil. Observa-se também, que ao lidar com uma tecnologia emergente, ocorreram momentos de descontinuidades provocados tanto por fatores externos quanto fatores internos da empresa.

Palavras-chave: jornalismo digital; ciberjornalismo; Zero Hora; história; internet

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Vinte anos de Zero Hora na internet