9.ª Semana da África na UFRGS traz atividades culturais e debates sobre saúde e saberes

Cultura | Em edição totalmente on-line, tradicional evento reúne pesquisadores, intelectuais e artistas para discutir a crise sanitária mundial no contexto africano

Foto de capa: Leonardo Savaris/Arquivo pessoal 17 dez. 2016

A nona edição da Semana da África na UFRGS, ação de extensão que acontece desde 2013, inicia seus trabalhos na próxima terça-feira (25). O evento oferecerá atividades acadêmicas, culturais e educativas relacionadas ao tema central de Saúde e Saberes em Contextos Africanos. Devido à pandemia de covid-19, será a segunda vez que a Semana da África se dará de maneira completamente digital por meio do canal do Deds no YouTube

O foco das palestras e debates será a discussão sobre os diversos aspectos que envolvem a crise sanitária decorrente da chegada do novo coronavírus no continente africano, assim como busca também agregar as diferentes visões pelas quais culturas tradicionais africanas e da diáspora lidam com a ideia de saúde, doença e cura. Atividades culturais, apresentações de trabalhos acadêmicos e relatos de experiência sobre a realidade social africana compõem o panorama de conteúdos que estarão inclusos no evento.

A Semana da África alude ao 25 de maio, Dia Internacional da África, que rememora a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), instituição que foi precursora da União Africana (UA). A primeira edição ocorreu há oito anos, quando o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (Deds) da Pró-reitoria de Extensão atendeu à demanda dos estudantes africanos que chegavam à Universidade por convênios como o PEC-G. Sobre essa história, o diretor do Deds, José Antônio do Santos, conta: “Nós começamos lá em 2013 a organizar a primeira Semana da África na UFRGS num contexto que era comemorativo aos cinquenta anos do Dia Internacional da África […] Então, desde lá, em todos os meses de maio, em todos os anos, a gente vem fazendo esse grande evento, que veio se consolidando como um dos maiores eventos intelectuais e culturais da nossa universidade”

Com o tempo, a Semana da África na UFRGS passou a ser uma ação tradicional na Universidade, um evento que é respaldado por intelectuais e artistas brasileiros e africanos e conta com amplo engajamento da comunidade de imigrantes africanos do Rio Grande do Sul. Pesquisadores, professores e estudantes unem-se para trabalhar sobre as temáticas étnicas, culturais, políticas e sociais que atravessam o berço da humanidade. 

A programação completa está disponível no site do evento, no qual também é possível realizar inscrições.


Especial | Semana da África

As imagens desta edição foram feitas por Leonardo Savaris, entre 2015 e 2019, mostrando aspectos da experiência e da vida de senegaleses em Porto Alegre. São manifestações culturais, festas religiosas e celebrações registradas pelo fotógrafo, documentando parte da cultura trazida por esses novos imigrantes do século XXI.

Leonardo Savaris é formado em Fotografia, pela Unisinos. Trabalha principalmente com questões sociais e documentação da vida cotidiana. Seus trabalhos podem ser vistos em leonardosavaris.com.br.