Diretório Central dos Estudantes promove cultura carnavalesca

*Conteúdo exclusivo online

A partir de 15 de fevereiro, às 20h, Araxany Furtado, ex-rainha do carnaval de Esteio, ministra aulas gratuitas de samba no pé no Diretório Central dos Estudantes. O projeto tem como principal aposta ensinar passos de samba e apresentar a história da cultura carnavalesca de um modo acessível e simples.

A iniciativa partiu da aluna de Serviço Social na UFRGS Elis Regina dos Santos com a intenção de promover momentos de felicidade neste carnaval. “Nos anos de 2017 e 2018 fui rainha da bateria da Samba Puro, de Esteio. Com o então presidente da escola, Maurício Molina, conheci o outro lado de um reinado em que encontrei uma comunidade carente. Uma realidade que desconhecia. Ele me ensinou que o carnaval tem que ter projetos sociais como contrapartida para as pessoas” recorda a estudante.

Araxany conta que Elis “é muito envolvida com o carnaval da cidade de Esteio”, onde se conheceram. “Logo após o término do meu reinado de rainha”, relata, “ela me propôs esse desafio e logo topei”.

”Esperamos que pessoas que hoje não têm contato com essa cultura acabem gostando. Todos merecem descobrir um talento e saber mais sobre a cultura do carnaval, que deve ser cultivada”, ressalta Araxany.


SERVIÇO
Aulas de samba no pé com Araxany Furtado
Data: 15/02
Horário: 20h
Local: DCE UFRGS (Avenida João Pessoa, 41)
Inscrições: pelo WhatsApp (51) 9 8127-1883
Entrada: gratuita (quem quiser pode levar 1kg de alimento não perecível, que será distribuído ao Asilo Padre Cacique).