Encontro de Violoncelos do RS acontece online e tem participação gratuita

Cultura | Em sua 23.ª edição, evento promove palestras, workshops, masterclasses, recitais e mesas-redondas sobre a prática do instrumento

*Foto de capa: No Centro Cultural da UFRGS, desenho de Val Kuhn no projeto Grafite de Giz, realizado especialmente para o Dia da Cultura em fevereiro de 2021

De 19 a 23 de julho acontece a 23.ª edição do Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul. O evento é online e a participação é gratuita para toda a comunidade. A programação do encontro conta com palestras, workshops, masterclasses, recitais e mesas-redondas sobre a prática do instrumento. Não é preciso saber tocar violoncelo para participar.

Devido à pandemia, essa é a segunda edição a ser realizada de forma remota. O encontro é organizado pelos professores Milene Aliverti (UFRGS), Ângela Ferrari (UFSM) e Deolindo de Azambuja (OSPA) e traz entre os palestrantes referências no violoncelo para interagir com os participantes. 

“A organização do encontro está sendo muito interessante, pois está acontecendo uma troca de conhecimento muito legal com os alunos ajudantes. O maior desafio é como motivar os participantes e trazer um pouco de esperança nesse momento de tristeza e isolamento. Estamos tentando fazer os jovens se sentirem jovens e que tenham vontade de estudar, manter a chama do querer aprender acesa”

Milena Aliverti

A abertura do programa musical conta com a participação da Operita Violoncello – ópera de câmara composta para orquestra de violoncelos. Nos dias seguintes, o evento apresenta recitais dos vencedores do 3.° Concurso para Jovem Violoncelista Solista do Rio Grande do Sul e dos professores convidados desta edição do evento.

O encontro é realizado pela UFRGS em parceria com a UFSM e tem o apoio da Casa da Música de Porto Alegre, da Associação dos Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações (AACRT), dos Departamentos de Música da UFRGS e da UFSM e do Instituto de Artes da UFRGS.

A programação e outras informações sobre o Encontro de Violoncelos estão no Instagram e no Facebook do evento.