Exposição direciona o olhar para as calçadas

Fotografia | Exposição fotográfica propõe a observação das calçadas de Porto Alegre e Beijing

Mais de 18 mil quilômetros separam Porto Alegre da capital chinesa, Beijing – uma distância maior que o diâmetro da Terra. Entretanto, parcerias multidisciplinares entre a Communication University of China (CUC) e a UFRGS, intermediadas pelo Instituto Confúcio, pretendem a aproximação e a troca entre as duas culturas.

Sob a coordenação dos professores Airton Cattani e César Vieira, da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, e Lu Ying, da CUC, a exposição Projeto Calçadas: Porto Alegre-Beijing reúne fotos que retratam olhares dos alunos sobre os passeios públicos de suas cidades. A mostra presta homenagem à memória do estudante de Letras da UFRGS Leonardo Cláudio da Rosa, encontrado morto quando fazia intercâmbio na CUC, em julho deste ano.

Chess (Foto: Dienifer Medinger)
Dots (Foto: Natália Pasqualotto)
Stone Waves (Foto: GabrielSant’Anna)

As obras ficam expostas no pátio em frente à Faced, Câmpus Centro, de 2 de outubro a 31 de dezembro de 2019. A exposição é um evento simultâneo em Porto Alegre e em Beijing, e a abertura aconteceu em datas emblemáticas para os dois locais: na China, iniciou em 20 de setembro; na UFRGS, a inauguração foi em 1.° de outubro, data que marcou os 70 anos de fundação da República Popular da China.

As fotos, tiradas pelos estudantes dos cursos da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e de Design da CUC, revelam paisagens e detalhes que buscam expor as nuances das calçadas das duas cidades. Airton Cattani, professor do Programa de Pós-graduação em Design da UFRGS e autor do livro Olhe por Onde Você Anda: Calçadas de Porto Alegre, ressalta a importância de percebermos os padrões técnico, estético e formal das calçadas gaúchas e dos detalhes da arquitetura: “Seja sensível ao que o ambiente lhe diz”, provoca.

“Ao olhar por onde você anda, você percebe coisas muito interessantes, que ficam te chamando, basta ter sensibilidade para perceber.”

Airton Cattani
The Imperfect (Foto: Jiaci Wang)
Yeping’s attitude (Foto: Jingyi-Lin)

Para o curador, a exposição é um convite para desenvolver a sensibilidade ao mundo que nos rodeia. “Num primeiro momento, tu olhas e elas [as calçadas] são relativamente desprovidas de atributos estéticos mais elevados, podemos dizer. Mas o olhar do fotógrafo é que vai dar significado para isso. O que a gente busca com essa exposição é reforçar: olhe por onde você anda”, pontua.

A mostra faz parte da comemoração de 85 anos da Universidade. Além da exposição, fazem parte da parceria entre as universidades a publicação do livro da exposição e da revista As Experiências, produzida por alunos chineses e diagramada pelos alunos de Design da UFRGS.

2_1 (Foto: Shumei Chen)
Escharosis (Foto: Li-Luo)

Júlia Provenzi

Estudante de Jornalismo da UFRGS