JU é reconhecido com Prêmio ARI de Jornalismo

Internacional | Matéria “Decisões Perigosas” ganhou menção honrosa na premiação universitária

A reportagem que trata de questões ambientais “Decisões Perigosas”, destaque de capa da edição conjunta de junho e junho do Jornal da Universidade, foi reconhecida com o Prêmio ARI de Jornalismo 2019, uma das mais importantes premiações da área no Rio Grande do Sul. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada na quarta-feira (18), no auditório do nono andar do Senac-RS, no Centro Histórico de Porto Alegre.

De autoria da estudante de Jornalismo da UFRGS Carolina Monego Lins Pastl, a matéria abordou os impactos que projetos megaextrativistas de mineradoras podem gerar nas águas gaúchas caso sejam aprovados.

“Essa reportagem foi um desafio, fiquei entusiasmada em fazer. Como o assunto não estava sendo muito debatido na mídia tradicional, foi difícil encontrar informações. É muito relevante que a sociedade saiba como esses projetos podem impactar as águas, o assunto precisava ser tratado de forma mais detalhada”

Carolina Monego Lins Pastl

A matéria foi reconhecida com menção honrosa na categoria Reportagem Impressa do Prêmio ARI Universitário, parte da premiação destinada aos acadêmicos. “É muito gratificante ver o trabalho do jornal sendo reconhecido com um dos principais prêmios de jornalismo do estado. Além disso, o fato de a reportagem ter sido feita por uma estudante que trabalhou conosco como bolsista nos deixa mais felizes ainda, porque participar da formação de futuros profissionais é muito importante para todos nós”, relata o editor-chefe do JU, Éverton Cardoso.