Mostra Discente do Unimúsica amplia prazo de inscrições

Cultura | Atividade, que integra a programação da quadragésima edição do festival, incentiva propostas que promovam integrações transdisciplinares no âmbito das artes

*Foto de capa: Tiago Lima

Abraçando a ideia de promover experiências para estudantes da Universidade, a Mostra Discente une-se às comemorações dos 40 anos do Unimúsica, festival promovido pelo Departamento de Difusão Cultural (DDC) da UFRGS. Com prazo prorrogado até o dia 10 de setembro para a inscrição de trabalhos, a Mostra abre espaço para potencializar as integrações transdisciplinares no âmbito das artes. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Teatro, Dança, Música e Artes Visuais. 

Segundo Ana Laura Freitas, coordenadora de projetos do DDC, a Mostra Discente, que não ocorria desde 2008, constitui um incentivo aos estudantes, além de promover o contato destes com grandes nomes da cena cultural brasileira. “É muito motivador poder estar na mesma programação que José Miguel Wisnik, Lia de Itamaracá, Álvaro RosaCosta, tantos artistas daqui e de fora. Acho que é um pouco sobre esse esforço de aproximação em meio a tanto distanciamento e desincentivo.”

Além de viabilizar esses encontros, a ideia é também estimular a transversalidade entre os cursos das Artes. A pandemia e o distanciamento social empurraram as aulas para o ambiente virtual e interromperam as oportunidades que os estudantes tinham de se conhecer, criar e produzir trabalhos juntos. Mesmo antes do ensino remoto, a própria dispersão dos cursos por diferentes espaços da Universidade já limitava esses encontros. “O curso de Música e as Artes Visuais ficam no Instituo de Artes, no centro da cidade; a Dança fica lá na ESEFID [Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança], em outro bairro. Então não tem espaços que normalmente façam com que esses estudantes se conheçam, possam colaborar e criar juntos.”

Mesmo com os desafios para realizar o Festival e a Mostra online, a internet é o principal meio de quebrar as fronteiras que o distanciamento impôs. Pensando nisso, a organização criou o Mural de Encontros, um espaço no site do DDC para tentar promover trocas entre os estudantes dos diversos cursos envolvidos na Mostra, proporcionando também diálogos e trabalhos entre discentes da graduação e da pós-graduação. 

“O Mural de Encontros é uma forma de mostrar o seu trabalho e conhecer o trabalho de outros estudantes. Acho que são iniciativas que podem cada vez mais estimular essa colaboração entre as artes, que são muito ricas e potentes, quando artistas de diferentes formações, diferentes tradições, se dispõem a produzir juntos, a criar juntos”

Ana Laura Freitas
Estímulo a entrar no mundo artístico

Ellen Hiromi, estudante do curso de Dança, acredita que esse estímulo para a colaboração entre os cursos foi um dos motores para ela se inscrever na Mostra. A iniciativa, segundo ela, serve como um estímulo para quem está iniciando no mundo artístico. “Essa empurradinha para fora da minha zona de conforto que o edital me proporcionou foi totalmente essencial para renovar as minhas forças, que eu confesso que andavam bem para baixo nesses tempos de pandemia”, relata.

Para a graduanda, poder se conectar e perder a vergonha de entrar em contato com outros colegas foi incrível e mudou sua forma de pensar. “No meu caso, por exemplo, eu tive essa desculpa da Mostra para ir falar com uma musicista que eu já admirava há anos, e o alívio foi que ela topou trabalhar comigo.” Além dela, convidou outra bailarina e um estudante das Artes Visuais para fazer a edição.

“O processo foi muito colaborativo, nas reuniões por videochamada discutimos conceitos, compartilhamos pontos de vista, foi incrível!”

Ellen Hiromi

O Unimúsica acontece a partir do dia 27 de setembro, e a agenda de apresentações será divulgada em breve. O edital com todas as informações sobre a Mostra Discente está disponível no site do DDC.

Espetáculo Retumbantes, com Livia Mattos, Livia Nestrovski, Rafé e Tomás Oliveira, é parte da programação do Unimúsica em 2021 (Foto: Tiago Lima)