Mudanças climáticas são pauta de debate entre pesquisadores

*Conteúdo exclusivo online

Esquinas| Projeto reúne três especialistas e um jornalista para discutir temas de relevância e apresentar dados das últimas pesquisas científicas
Derretimento de geleiras é um dos impactos do aquecimento global
(Foto: Jeferson Cardia Simões/Divulgação)

Por mais que pareça improvável, há quem negue o quanto o clima da Terra tem se modificado por conta da ação humana sobre o planeta, o que coloca a difusão científica no centro do debate que atrai atenção mundial por causa das queimadas na Amazônia. Para falar sobre as pesquisas acadêmicas que mostram evidências e consequências do aquecimento global e estudam de que formas é possível coexistir desenvolvimento econômico e social com preservação do ambiente, o Jornal da Universidade (JU) e o Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA) da UFRGS promovem nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, às 14h, a primeira edição do Esquinas – Ciclo de debates.

Chamas na floresta amazônica em Rondônia em 22 de agosto de 2019
(Foto: Corpo de Bombeiros de Rondônia/Reprodução ONU)

A atividade reúne três pesquisadores da UFRGS: Edson Talamini, professor da Faculdade de Economia e especialista em bioeconomia, economia ecológica, biocombustíveis e agroenergia; Jefferson Cardia Simões, professor dos Programas de Pós-graduação em Geociências e Geografia, criador do Centro Polar e Climático da UFRGS, participante de 19 expedições polares e coordenador de projetos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar); e Lorena Fleury, professora do Departamento de Sociologia que desenvolve pesquisas sobre relações entre sociedade e natureza, com ênfase no estudo de conflitos ambientais e projetos de desenvolvimento.

O evento tem mediação do jornalista Everton Cardoso, editor-chefe do JU, e ocorre no Centro Cultural da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – 2.° andar). A entrada é gratuita e aberta à comunidade. Os participantes receberão certificados.

Temporais intensos no sul do Brasil estão relacionados ao aquecimento global, conforme estudo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera, coordenado pela UFRGS e integrado pela UFPel e pela UNB (Foto: Flávio Dutra/JU)

PARTICIPE
Esquinas – Ciclo de debates sobre Mudanças Climáticas
Data:
11/09
Horário: 14h
Local: Centro Cultural da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – 2º andar)
Entrada: gratuita e aberta à comunidade
Mais informações: (51) 3308-3368 ou jornal@ufrgs.br

Fernanda da Costa

Repórter