Professores apresentam palestras sobre linguagens e processos artísticos

Artes visuais | Diferentes pesquisas e experiências de docentes do Instituto de Artes são compartilhadas em encontros online voltados à comunidade interna e externa à UFRGS

Cinco professores da área de desenho do Departamento de Artes Visuais compartilham com o público parte de suas pesquisas e trajetórias artísticas no ciclo de palestras “Conversas sobre arte”. Na próxima quarta, 12 de maio, Alfredo Nicolaiewsky fala sobre o processo de curadoria da exposição da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, no início de 2020. O professor também faz um breve relato da história da Pinacoteca e explica a curadoria de arte em geral e os critérios utilizados. Os encontros online iniciaram no dia 5 de maio e são transmitidos nas quartas-feiras, às 11h, pelo canal do DDC-UFRGS e as gravações ficam disponíveis por uma semana na plataforma.

Nas artes visuais, uma área que utiliza recursos muito específicos, as dificuldades do ensino remoto foram duramente sentidas no planejamento das atividades do curso. Nesse sentido, o ciclo de palestras foi pensado como uma forma de aproximação com os alunos, por meio de conversas sobre assuntos que os interessam e que podem ser acessados a qualquer momento.

“São abordagens informais de muitos assuntos. Cada um de nós tem várias pesquisas específicas e seus interesses muito específicos. Dentro de tantos assuntos, sempre temos algum sobre o qual podemos falar com facilidade e algumas particulares que só cada pesquisa pode oferecer, um olhar mais detalhado.”

Katia Prates, artista visual e organizadora da evento

A primeira palestrante do ciclo foi a professora e artista visual Laura Castilhos, que atua também como ilustradora de livros infantis e juvenis, para diversas editoras. No encontro intitulado “Ilustração, por que não? Considerações sobre o fazer artístico e a pesquisa que transitam entre arte e ilustração”, ela apresenta parte dessa trajetória e aborda experiências desenvolvidas nos âmbitos da pesquisa e da extensão universitárias.

As atividades seguem, neste mês, no dia 25 com a apresentação da professora Nara Amélia, que tem como ponto de partida os desenhos da natureza para identificar aspectos materiais, processuais e semânticos que caracterizam a linguagem do desenho desde sua origem e que se mantêm como questões pertinentes do desenho contemporâneo.

Na penúltima palestra, a artista Jéssica Becker problematiza a relação entre a linguagem do desenho e o espaço do ambiente. Seu enfoque está subdividido pela relação do desenho no espaço com a lugares  institucionalizados (sala de aula, galerias, museus) e com espaço urbano público (rua), em procedimentos de instalação, intervenção urbana e arte de ação. 

Por fim, encerrando o ciclo, no dia 2 de junho, a professora Katia Prates apresenta algumas imagens da arte ocidental – produzidas no século XVII e em nossos dias – como exemplos para observar pensamentos e ideias que podem constituir e permear a representação da paisagem. Segundo a artista visual, todas as palestras têm uma abordagem simples e acessível para que todos possam compreender os conteúdos.

“A ideia também seria oferecer esse conteúdo de uma forma muito simples para pessoas de fora do Instituto de Artes, de dentro da UFRGS ou da comunidade externa. Um conteúdo acessível para qualquer pessoa que se interesse, um conteúdo mais vivo a partir das nossas experiências com esses assuntos. Além de oferecer pros nossos estudantes de artes visuais essas pequenas frações de conhecimento”

Katia Prates

Após as palestras, os professores respondem perguntas feitas pelo público no chat da transmissão. A ação fornece certificado de participação nos dias de estreia de cada palestra, mediante preenchimento de formulário e pagamento de taxa. A atividade é uma parceria entre o Instituto de Artes e o Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.

Da esquerda para a direita:

Jacob Ruisdael_Vista de Haarlem_1670.

Paul Klee (Suíça, 1879-1940)
O gato e o pássaro, 1928
Tinta sobre tela montada sobre madeira
38,1 x 53,2 cm
MOMA, Nova York, EUA

Laura Castilhos_A Família Sujo_2002

Jesus Soto_Doble progresion azul e preto_1975

PBSA visita MNBA: exposição em montagem
Foto: Paulo Gomes