Segunda temporada do podcast Respira Cultura traz edições temáticas

Rádio | Lançado no período de quarentena, o programa procura dar visibilidade ao setor da arte e cultura, duramente atingido pelo distanciamento social

*Foto de capa: Primeira reunião de pauta 2021/Divulgação

Da ideia de possibilitar um espaço de “respiro” a artistas e ao público da área cultural, surgiu o Respira Cultura, programa semanal produzido por técnicos e servidores da Rádio da Universidade desde maio de 2020. Após 33 edições divulgadas na primeira temporada, o podcast inicia agora a segunda, com o primeiro episódio lançado neste mês. 

A migração para o trabalho remoto durante a pandemia do coronavírus e a impossibilidade de transmissão em tempo real através da estrutura presente na rádio levaram à opção pelo formato e pela linguagem de podcast. Segundo o jornalista André Grassi, um dos participantes do projeto, a iniciativa de produção do programa partiu da equipe de jornalismo.

“No começo, a programação ficou bastante restrita, praticamente só com música. E, ainda sim, para música precisa de locução. Ficaram praticamente só música e os noticiários que fazemos de casa. Então o pessoal do jornalismo veio com essa ideia de a rádio continuar, de alguma forma, fazendo a cobertura da área cultural”, relata.

A invisibilidade de artistas mulheres e o projeto Mulheres nos Acervos, pesquisa colaborativa organizada por historiadoras da arte, foram os temas de estreia da nova fase. O episódio teve como convidada Nina Sanmartin, uma das pesquisadoras responsáveis pelo projeto que analisa e coleta dados sobre a presença da produção feminina nas coleções públicas de artes visuais de Porto Alegre.

De acordo com Grassi, neste ano, a intenção é explorar temas mais específicos da cena cultural. “A gente pretende ter um programa cada vez mais temático e menos agenda. No início, pensávamos no que estava acontecendo na área cultural, que, aliás, estava parada. Como o pessoal estava fazendo? Os museus estavam abrindo virtualmente, os músicos fazendo lives… Aquele período em que todo mundo estava descobrindo o que poderia ser feito. Era mais agenda cultural e acompanhamento da situação da cultura. Agora, como a coisa se prolongou, estamos indo mais na direção de temáticas”, diz.

Com novas edições sempre às sextas-feiras, o Respira Cultura é veiculado no Blog da Redação da UFRGS. Os episódios também podem ser ouvidos nas plataformas Lúmina Podcasts, Archor e Spotify.


Confira o episódio “Artistas mulheres”: