O Laboratório

O Laboratório de Geoprocessamento do Centro de Ecologia foi criado em 1988, tendo como função prestar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Biociências da UFRGS nas áreas de sistemas de informação geográfica (SIG), cartografia temática e sensoriamento remoto. Desde então, o Labgeo tem participado de inúmeros projetos interdisciplinares, gerando informação, conhecimento, dados e publicações.

Desde 1995 o Laboratório de Geoprocessamento também abriga o Centro de Recursos Idrisi para os países de língua portuguesa, o primeiro Centro de apoio aos usuários do sistema Idrisi de geoprocessamento fora dos Estados Unidos e da Europa.

    Notícias
  • IBGE captará pela primeira vez as coordenadas de todos os domicílios

    A captação das coordenadas, iniciada pelo IBGE no Censo Agropecuário 2007 para os endereços rurais, será estendida a todos os domicílios urbanos brasileiros no Censo Demográfico 2022. A expectativa é capturar coordenadas para mais de 75 milhões de endereços. Num primeiro momento, a captação das coordenadas servirá para o monitoramento em tempo real do trabalho dos recenseadores e a gestão da coleta. Mas beneficiará uma série de pesquisas do IBGE e trará retornos para toda a sociedade. As coordenadas serão associadas apenas ao endereço, preservando o sigilo estatístico. Leia através do link a notícia na íntegra.

  • MapBiomas recebe o Skoll Award de Inovação Social

    O MapBiomas é uma das seis iniciativas em todo o mundo que receberá o Prêmio Skoll 2022 de Inovação Social. A premiação é o maior reconhecimento global do terceiro setor e vem acompanhada de uma doação de US$ 2,2 milhões para fortalecer o projeto ao longo de três anos. O anúncio foi feito nesta segunda (4/4) e a entrega ocorre em cerimônia virtual na quarta-feira (6/4). As inscrições para acompanhar o evento podem ser feitas aqui. Leia através do link a notícia na íntegra.