O mapeamento da cobertura vegetal do Bioma Pampa, ano base 2009, foi uma iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento (Labgeo) do Centro de Ecologia da UFRGS para atualizar o mapeamento do PROBIO (Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira), referente ao ano base 2002. A elaboração do mapeamento foi realizada em partes, contando com recursos de diversas fontes públicas e privadas (clique aqui para ver mais detalhes sobre as diversas contribuições).
 
A metodologia utilizada foi a mesma empregada no PROBIO, com base na interpretação visual de imagens Landsat 5 sensor TM. Da mesma forma, o detalhe do mapeamento de 2009 é compatível com a escala 1:250.000, porém a legenda foi aprimorada em relação à original do PROBIO, visando conferir maior consistência às classes adotadas.
 
O mapeamento da cobertura vegetal do Bioma Pampa ano base 2009 está disponível para download no formato shape file, referenciado ao datum SIRGAS 2000 (compatível com WGS84), em dois sistemas de coordenadas:
 
     1. Coordenadas geodésicas (Latitude e Longitude): Bioma_Pampa_Uso2009_LatLong.zip
 
     2. Coordenadas planas na projeção cartográfica Conforme Cônica de Lambert: Bioma_Pampa_Uso2009_Lambert.zip
             Parâmetros da projeção de Lambert:
                  Meridiano Central: -54
                  Paralelo Padrão 1: -27
                  Paralelo Padrão 1: -33
                  Origem X: 0
                  Origem Y: 0
                  Unidades: metros
                  (Para usuários Cartalinx/Idrisi/TerrSet, baixe aqui os arquivos de referência para os dois sistemas de coordenadas acima)
 
Para citar o material, pedimos a gentileza de usar a seguinte referência:
UFRGS-IB-Centro de Ecologia. Mapeamento da cobertura vegetal do Bioma Pampa: Ano-base 2009. Porto Alegre: UFRGS-IB-Centro de Ecologia. 2016.