base cartográfica vetorial contínua do Rio Grande do Sul na escala 1:50.000 contém os elementos da altimetria (pontos cotados e curvas de nível), hidrografia, sistema viário, manchas urbanizadas e limite do Estado, resultantes da vetorização de 462 cartas da Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na escala 1:50.000 do estado do Rio Grande do Sul. O material é produto de um esforço de mais de 10 anos empreendido pelo Centro de Ecologia da UFRGS no intuito de disponibilizar uma base cartográfica digital relevante para a gestão territorial e ambiental do Rio Grande do Sul, tarefa que contou com a colaboração de um grande número de pessoas.
 
O material foi publicado em um DVD acompanhado de um livreto impresso, correspondente ao volume 3 da série geoprocessamento do Labgeo, e pode ser adquirido na livraria virtual da UFRGS. Os dados espaciais contidos no DVD também estão disponíveis para Download, em três diferentes sistemas de coordenadas: coordenadas geodésicas (latitude e longitudeclique aqui para baixar), projeção conforme cônica de Lambert (clique aqui para baixar) e projeção UTM (fuso 21 e fuso 22 individualizados, clique aqui para baixar). Todos os dados estão georreferenciados ao datum SIRGAS2000 e armazenados no formato shape file, que é compatível com a maioria dos softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) do mercado. Para usá-los adequadamente, recomenda-se ler atentamente a descrição do conteúdo do DVD.
 
Para citar o material, pedimos a gentileza de usar a seguinte referência:
Hasenack, H.; Weber, E.(org.) Base cartográfica vetorial contínua do Rio Grande do Sul - escala 1:50.000. Porto Alegre: UFRGS Centro de Ecologia. 2010. 1 DVD-ROM. (Série Geoprocessamento n.3). ISBN 978-85-63483-00-5 (livreto) e ISBN 978-85-63843-01-2 (DVD).