No período de 28 a 30 de julho de 2014 tivemos o prazer de receber um grupo de estudantes de pós-graduação do Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), liderado pela professora Ana Clara Mourão Moura. Com interesse na modelagem de mudanças de uso do solo, especialmente em ambiente urbano, o grupo de Ana Clara veio estudar um pouco as ferramentas do Idrisi para esse tipo de modelagem, especialmente o LCM (Land Change Modeler), com vistas a avaliar sua aplicação aos estudos que desenvolvem em Minas Gerais.


De Porto Alegre o pessoal seguiu para Bento Gonçalves, a fim de conhecer um pouco da paisagem da Serra Gaúcha, e depois para o Congresso Brasileiro de Cartografia, em Gramado. Os três dias que passaram conosco foram bastante ricos em troca de experiências, e esperamos que a vinda ao Rio Grande do Sul tenha sido agradável e proveitosa em todos os sentidos. Abaixo "selfie" do grupo conhecendo o Campus do Vale da UFRGS e uma “não-selfie” de todos antes da partida para a Serra Gaúcha.

grupo ufmg visita labgeo 01

grupo ufmg visita labgeo 02

Da esquerda para a direita, de pé: Bráulio Magalhães (UFMG), Camila Zyngier (UFMG), Juliana Gonçalves (Labgeo/UFRGS), Milena Ventre (Labgeo/UFRGS), prof. Hasenack (Labgeo/UFRGS), Bianca Darsky (Labgeo/UFRGS), profa. Ana Clara (UFMG), Rodrigo Ribas (UFMG), Eliana Sarmento (Labgeo/UFRGS), Eliseu Weber (Labgeo/UFRGS), Grazielle Carvalho (UFMG); Sentados: Chiara Cocco (Università Degli Studi di Cagliari, Itália), Junia Borges (UFMG), Aiurgue Silva (Labgeo/UFRGS).