De 4 de março a 20 de agosto de 2013 Alex Ricardo Ascón Pelaez e Luigi Steven Baca Amasifuen, estudantes de Engenharia Ambiental da Universidad Nacional de Trujillo, Peru, estiveram na UFRGS através de intercâmbio. A Secretaria de Relações Internacionais da UFRGS, como em inúmeros outros casos, prestou auxílio importante na recepção e integração dos estudantes na Universidade.
 
Os dois permaneceram na UFRGS durante o primeiro semestre letivo, assintindo a aulas de disciplinas de sua área e dando início a um projeto de pesquisa que envolve aspectos ambientais da região costeira da Província de Pacasmayo, naquele país. Inicialmente eles fizeram um treinamento no Idrisi e reuniram material cartográfico e imagens de sensoriamento remoto, com vistas a elaborar uma base de dados georreferenciada da área de estudo. Em seguida eles fizeram uma análise temporal das mudanças de uso da terra, com a intenção de obter dados que auxiliem a produzir políticas para reduzir impactos ambientais sobre a região. O maior interesse é a erosão costeira, que tem se agravado nos últimos anos.
estudantes peru ufrgs 01

Alex (esquerda) e Luigi (direita) recebem seu cartão de registro na UFRGS.

estudantes peru ufrgs 02

Da esquerda para a direita, prof. Eduardo Diaz (Depto de Biofísica), responsável pelo protocolo de cooperação com a Universidad Nacional de Trujillo, Luigi, Alex e Heinrich (Coordenador do Labgeo).

estudantes peru ufrgs 03

Os recém chegados ao Labgeo, iniciando o treinamento no Idrisi.

estudantes peru ufrgs 04

Visita à região costeira do Rio Grande do Sul, junto aos molhes do rio Tramandaí.