De outubro 2012 a janeiro 2013 a bióloga Marion Laura Lang, mestranda em Planejamento e Restauração da Paisagem da Universidade Técnica de Munique (TUM), esteve no Labgeo fazendo uma avaliação do avanço da silvicultura nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul. Esse trabalho tomou por base o mapeamento da cobertura vegetal dos biomas brasileiros, que retrata a realidade em 2002-2003.
 
Usando imagens Landsat de 2008, ela interpretou o uso da terra usando a mesma legenda do mapa anterior. Os resultados mostraram que houve avanço da silvicultura e da agricultura anual sobre os campos de altitude ao sul do Rio das Antas. Já de volta à Alemanha, Marion está aproveitando o frio do final do inverno e início da primavera para dar números finais ao relatório.
 
Marion veio ao Brasil através de intercâmbio em um projeto de cooperação mais amplo, voltado ao estudo das formações campestres do sul do Brasil, que envolve as duas Universidades e está amparado em Protocolo de cooperação entre as duas universidades: UFRGS e TUM. A Secretaria de Relações Internacionais (Relinter) da UFRGS tem prestado auxílio importante na recepção e integração dos estudantes estrangeiros na Universidade.
 
mestranda munique

Uma breve confraternização de despedida no último dia de estadia da Marion (à direita da foto), afinal nem tudo na vida é trabalho.