Na semana de 18 a 23 de março de 2013 o prof. Alfred Hartemink, da Universidade de Wisconsin, Madison, EUA, esteve visitando o Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia da UFRGS. Secretário geral da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS) e editor de importantes publicações na área de solos, como a revista Geoderma e as séries World Soils Books Series e Progress in Soil Science, Hartemink veio conhecer as pesquisas desenvolvidas pelos colegas da UFRGS e prospectar oportunidades para intercâmbio de professores e alunos entre as duas universidades.
 
Na oportunidade, ele visitou várias unidades da UFRGS, entre as quais o Laboratório de Geoprocessamento (Labgeo) do Centro de Ecologia. Ele pôde conhecer os trabalhos desenvolvidos no laboratório em mapeamento convencional e digital de solos, encabeçados pelo pesquisador Carlos Alberto Flores, da Embrapa Clima Temperado, e pela doutoranda em Ciência do Solo da UFRGS, Eliana Casco Sarmento, orientada do prof. Elvio Giasson. No dia anterior, Hartemink foi conduzido a uma saída de campo para conhecer alguns solos da Serra Gaúcha, uma das áreas estudadas em mapeamento digital de solos no Labgeo.
 
visita hartemink 01
Hartemink e Flores comentam um perfil de solo na Serra Gaúcha.
 
visita hartemink 02
Da esquerda para a direita: Alfred Hartemink, Flávio Camargo (Chefe do Depto de Solos, Faculdade de Agronomia da UFRGS), Carlos Alberto Flores (Pesquisador, Embrapa Clima Temperado), Eliana Casco Sarmento (Doutoranda em Ciência do Solo) e Heinrich Hasenack (Coordenador do Labgeo).
 
visita hartemink 03
Ao final da visita, Camargo e Hartemink tentam correlacionar as propriedades dos solos com as características dos vinhos.