O projeto Desenvolvimento de Indicações Geográficas e Alerta Vitícola para o APL de Viticultura do RS - APL Vinhos, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho e no qual o Labgeo é responsável pelo geoprocessamento, obteve recentemente o reconhecimento de Denominação de Origem para o Vale dos Vinhedos. A DO Vale dos Vinhedos para vinhos e espumantes foi publicada na Revista Revista da Propriedade Industrial n° 2062, em 13/07/2010, nas páginas 163 e 164.
 
O evento de lançamento da DO Vale dos Vinhedos para vinhos e espumantes foi realizado no dia 07/10/2010 no Hotel Villa Michelon, em Bento Gonçalves - RS. 
 
Essa conquista segue os passos do Vale dos Vinhedos, primeira Indicação Geográfica do Brasil, na busca da qualificação da produção de vinhos e espumantes de acordo com as especificidades da região, com o consequente o incremento da renda dos produtores. Até o momento seis vinícolas estão contempladas na normativa da IP Pinto Bandeira. Veja mais detalhes em notícia do Portal dia de Campo.
 
Ao mesmo tempo, foram concluídos os estudos para subsidiar a evolução da indicação geográfica do Vale dos Vinhedos para a categoria de Denominação de Origem (DO). A documentação,  acompanhada dos resultados que subsidiam a delimitação e caracterização da região e dos seus produtos, foi protocolada no INPI em 16 de agosto de 2010.