LABGEO e CPAD concluem Censo das Comunidades Terapêuticas no Brasil

Visando identificar e localizar as Comunidades Terapêuticas em atividade no Brasil, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, do Ministério da Justiça, o Centro de Pesquisas em Álcool e outras Drogas - CPAD do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Laboratório de Geoprocessamento do Centro de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul juntaram esforços com quatro Federações de Comunidades Terapêuticas (CTs) nas cinco regiões do País e ao longo do último ano realizaram um Censo localizando 1.798 CTs. Além do nome e telefone de contato, foram levantados também dados quanto ao gênero e faixa etária atendida, bem como sobre o número total de vagas.

Os dados obtidos por telefone foram registrados em formulário eletrônico desenvolvido na plataforma FormSUS e acessível via Web. A partir da entrada dos dados no formulário, uma ferramenta de geocodificação com base no Google Maps integrada no formulário auxiliou na localização geográfica de cada CT. As CTs geocodificadas podem ser visualizadas na forma de mapa interativo (www.mapa-ct.ufrgs.br). A tela de entrada mostra a distribuição das CTs no território nacional e permite a consulta dos dados de contato e horário de funcionamento de cada CT. Pode também ser feito um filtro por nome da CT, por município ou por estado, bem como a exportação dos dados em formato de planilha Excel.

A ferramenta desenvolvida permite também que o público comunique erros ou envie informação adicional, bem como solicite o cadastro de uma nova CT. Espera-se que essa plataforma possa ser útil à comunidade e que seu amplo uso permita que os dados se mantenham permanentemente atualizados.