Nos dias 23 e 24 de agosto de 2012 a UFRGS sediou o seminário internacional Sharing Environmental Information: Issues of Open Environmental Data in Latin America. O evento é parte de um projeto de pesquisa sobre o uso de bases de dados geoambientais de utilização e acesso livre na América do Sul e na França. O projeto está sendo desenvolvido pela Université de Paris I – Panteon Sorbonne, em cooperação com a Universidad de Buenos Aires e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Existem em todo o mundo inúmeras iniciativas de criação de bases de dados ambientais de acesso livre. Entretanto, existe pouca investigação sobre as características da informação disponível e sobre o uso social da mesma. O seminário explorou este tema com profissionais da ciência da informação, das ciências sociais, da geografia e das ciências ambientais, entre outras áreas.

O labgeo participou da organização e das palestras. Se você quiser saber os assuntos abordados, consulte o programa em inglês ou em português. Os resumos, apresentações e vídeos das palestras estão disponíveis no site do projeto Baguala.