O Labgeo e todos da sua equipe têm o imenso prazer de anunciar que está disponível ao público desde 25/08/2010 a base cartográfica vetorial contínua do Rio Grande do Sul na escala 1:50.000! Desde o ano 2000 o Labgeo vem investindo esforços na estruturação dessa base, que constitui o terceiro volume da Série Geoprocessamento. Os dois primeiros volumes foram a base cartográfica 1:250.000 do Rio Grande do Sul e a base cartográfica 1:50.000 da Serra Gaúcha. Todos os três volumes encontram-se registrados junto à Biblioteca Nacional.
 
Para facilitar o acesso aos interessados, o material está sendo distribuído através da Livraria virtual da UFRGS na forma de um DVD acompanhado de livreto com a descrição das características técnicas dos dados. Produto de um esforço de mais de 10 anos, o DVD contém os elementos da altimetria (pontos cotados e curvas de nível), hidrografia, sistema viário, manchas urbanizadas e limite do Estado, resultantes da vetorização de 462 cartas na escala 1:50.000 da Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para saber mais sobre o conteúdo e detalhes técnicos da base cartográfica vetorial contínua do Rio Grande do Sul, recomenda-se a leitura do texto descritivo que acompanha o DVD. O conjunto de dados espaciais contidos no DVD também pode ser baixado na seção Download da homepage do Labgeo.
 
O lançamento da base pelo Centro de Ecologia da UFRGS  ocorreu às 10:00 do dia 30 de junho de 2010, em evento aberto ao público no Salão de Atos 2 da Reitoria da UFRGS, com a presença de representantes de diversos órgãos federais e estaduais, além de prefeituras e do público em geral. Na ocasião foi realizada uma apresentação sobre a metodologia utilizada na estruturação dos dados e as características dos arquivos vetoriais contidos no DVD, bem como a distribuição gratuita de um exemplar para cada instituição presente.
 
Veja algumas fotos do evento de lançamento da base:
 
lancamento base 150000 01
 
lancamento base 150000 02
 
lancamento base 150000 03
 

Veja também notícias veiculadas pela EMATER e Jornal do Comércio.