Top

Sobre o Lacor

O Laboratório de Corrosão, Proteção e Reciclagem de Materiais (LACOR) é um dos laboratórios associados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais (PPGE3M), pertencendo ao Departamento de Materiais da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi fundado em 1974 pelo Prof. Adão Mautone com a finalidade de atuar inicialmente na área de corrosão e revestimentos protetores junto às empresas do ramo metal-mecânico da região sul do Brasil.

Atualmente o LACOR possui 4 principais linhas de pesquisa: Corrosão, Revestimentos Protetores, Tratamento de Efluentes e Reciclagem de Materiais. A atuação em processos de tratamento de superfícies deve ser acompanhada por estudos ambientais, uma vez que os processos industriais produzem uma quantidade significativa de efluentes líquidos e resíduos sólidos.

Dentro da idéia de formação de recursos humanos, hoje atuam no LACOR cerca de 50 bolsistas de diferentes níveis e formações (Iniciação Técnica, Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado).

 

Endereço e Telefones

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola de Engenharia – Departamento de Materiais

LACOR – Laboratório de Corrosão, Proteção e Reciclagem de Materiais


Av. Bento Gonçalves, 9500

Setor IV • Prédio 43426 (ex 74)

Campus do Vale • Bairro Agronomia

CEP: 91509-900 • Porto Alegre-RS • Brasil


Fone: +55 51 3308 9429 | Fax: +55 51 3308 9427

lacor@ufrgs.br


Ensaios: lacor.ensaios@ufrgs.br

(51) 3308-9426