Especialização em Patologia Clínica Veterinária

ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA

EDIÇÃO 2020

INTRODUÇÃO DO CURSO

A Patologia Clínica Veterinária constitui um suporte indispensável para o diagnóstico clínico veterinário em diversas espécies. Atualmente, é cada vez maior o número de profissionais médicos veterinários envolvidos nessa área, onde cursos específicos de pós-graduação ou de educação continuada são escassos. Para trabalhar em laboratórios clínicos veterinários há necessidade de um embasamento teórico para executar as técnicas laboratoriais bem como para interpretar os resultados dos exames, auxiliando o clínico na resolução de casos.

O curso pretende qualificar e capacitar médicos veterinário para atuar em laboratórios de Patologia Clínica Veterinária através de uma proposta teórica e prática nas dependências da Faculdade de Veterinária da UFRGS. O corpo docente foi selecionado com base nas especialidades e todos possuem mestrado e doutorado na área de atuação. O aluno terá contato com os docentes da UFRGS e a estrutura universitária que envolve bibliotecas, salas de informática, laboratórios de ensino, de rotina e de pesquisa. Ao final do curso, o aluno irá elaborar um trabalho de conclusão relacionado a um tema de interesse podendo ser no formato de revisão de literatura, relato de caso ou trabalho de pesquisa.

OBJETIVOS DO CURSO

Qualificar médicos veterinários  em Patologia Clínica Veterinária para atuar em laboratórios de diagnóstico veterinário.

Capacitar médicos veterinários na execução de técnicas laboratoriais específicas conforme as particularidades da espécie, seguindo padronizações internacionais.

– Aprimorar o conhecimento técnico para a avaliação microscópica de amostras de sangue, fluidos, urina e na citologia veterinária, incluindo a citologia da medula óssea.

– Aprofundar na interpretação dos resultados, diferenciando os efeitos fisiológicos dos patológicos nos exames laboratoriais.

– Participar com segurança e qualidade na realização de procedimentos analíticos em laboratórios clínicos veterinários.

CARACTERÍSTICAS DO CURSO – EDIÇÃO 2020

(Aprovado pela Câmara de Pós-graduação da UFRGS, parecer nº 1679/2019).

Coordenadora: Profª Stella de Faria Valle (CV Lattes)

Vice-coordenador:  Prof. Félix H. D. Gonzalez (CV Lattes)

Regime: teórico-prático, presencial e semipresencial. Em função da pandemia de Covid-19 as aulas iniciais poderão ser feitas de forma remota.

Horários: sábados das 08:00 as 18:00 e domingos das 08:00 às 13:00 a cada três semanas

Local: Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS, Brasil)

INSCRIÇÕES ABERTAS!!!!!

Requisitos de inscrição ao curso:

  • Ser médico veterinário
  • Preencher o formulário de inscrição
  • Completar a seguinte documentação (enviar documentos em pdf ao e-mail: cursopatoclinvet@gmail.com)
    • Carteira de identidade (formato pdf)
    • CPF (formato pdf)
    • Fotocópia do diploma de graduação em Medicina Veterinária (formato pdf)
    • Histórico escolar da graduação (formato pdf)
    • Comprovante de residência

Período de inscrição: 01/05/2020 até 10/08/2020

Período do processo seletivo: 11 a 14/08/2020

Início das aulas: 15/08/2020
Término das aulas: 19/06/2022
Defesas dos trabalhos de conclusão: julho de 2022

Duração: 24 meses (inclui disciplinas e apresentação de monografia)

Número de vagas: 30

Custo: matrícula de R$300,00, mensalidades (24) de R$700,00

Disciplinas do curso

  • Bases para patologia clínica veterinária (45 horas): bases celulares para patologia clínica, biologia molecular e imunologia veterinária.
  • Bioquímica clínica veterinária (45 horas): bioquímica clínica, técnicas endocrinológicas e hemogasometria.
  • Citologia geral e da medula óssea (45 horas): teórico-prático envolvendo todos os aspectos da citologia veterinária e uso dos casos na rotina laboratorial.
  • Controle de qualidade laboratorial (15 horas)
  • Hematologia veterinária (60 horas): hematologia das espécies domésticas e selvagens com o uso da rotina do LACVET como cenário de prática.
  • Medicina veterinária transfusional e hemoterapia (15 horas): teórico-prático sobre a hemoterapia, preparo e recomendações para o uso dos hemocomponentes.
  • Metodologia científica (15 horas): preparo para apresentação do trabalho de conclusão do curso.
  • Microbiologia veterinária (30 horas): teórico-prático de bacteriologia e micologia clínicas com o uso de amostras das rotinas laboratoriais.
  • Parasitologia veterinária (30 horas): teórico-prático de parasitoses (helmintos e protozoários) utilizando a rotina laboratorial.
  • Prática em laboratório clínico veterinário (15 horas): módulo prático com o uso da rotina laboratorial em que o aluno será adjuvante da realização das técnicas, leitura das lâminas, preparo dos laudos e interpretação dos resultados.
  • Toxicologia veterinária (15 horas): teórico-prático sobre as análises toxicológicas na medicina veterinária.
  • Urinálise e efusões cavitárias em medicina veterinária (30 horas): teórico-prático envolvendo todos os aspectos de realização e interpretação dos exames de urinálise e efusões cavitárias.

Professores vinculados (UFRGS): clique no nome para acessar o currículo Lattes

Professores externos a UFRGS: clique no nome para acessar o currículo Lattes