Programa de Residência em Área Profissional de Saúde em Medicina Veterinária – subárea Patologia Clínica Veterinária
Acesse o edital de seleção para 2019 aqui.
Objetivos do programa
Proporcionar treinamento em serviço e aprimoramento teórico-prático a médicos veterinários na área de Patologia Clínica Veterinária junto a serviços laboratoriais, sob supervisão e orientação de médicos veterinários, docentes e pós-graduandos do Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias da UFRGS.
Aptidões a serem desenvolvidas
Procedimentos laboratoriais, desde o recebimento e coleta de amostras até a análise e interpretação dos exames laboratoriais, incluindo hematologia, bioquímica clínica, hemoterapia, exame de urina e análise de líquidos cavitários.
Carga horária
A carga horária é de 1.760 horas anuais em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. Da carga horária total, 90 a 95% se destina ao treinamento profissional e serviço supervisionado, incluindo atividades teóricas como aulas, seminários, discussões clínicas e reuniões, obedecendo a um regime total de quarenta (40) a sessenta (60) horas semanais. Para o cumprimento da carga horária teórica do programa, haverá a opção de cursar disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFRGS ou em outro programa de pós-graduação com a aprovação do orientador e de acordo com a carga horária prevista no programa.
Organização e normas específicas de funcionamento do programa
O programa será desenvolvido em duas etapas, residente nível 1 (R1) e residente nível 2 (R2), cada uma com duração de um ano.
Principais atividades a serem realizadas pelo Médico Veterinário Residente (MVR)
São atividades do MVR1, receber, identificar, fazer a triagem das amostras laboratoriais e iniciar os procedimentos das análises clínicas, participar de seminários, aulas, discussões clínicas e/ou reuniões relacionadas à área de patologia clínica e capacitar-se tecnicamente para a realização completa dos exames laboratoriais.
São atividades do MVR2, realizar os exames de rotina laboratorial, participar de seminários, aulas, discussões clínicas e/ou reuniões relacionadas à área de patologia clínica, aprimorar-se tecnicamente no procedimento e interpretação dos exames e responsabilizar-se pelo controle de qualidade do laboratório. Além disso, o MVR2 deverá supervisionar o MVR1 e realizar uma monografia que inclua preferencialmente casos clínicos do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS.
Metodologia, recursos pedagógicos, programa didático e temas de estudo
O conteúdo das atividades programadas para o período da residência é descrito a seguir, e os temas de estudo para seminários e discussões clínicas são baseados nestes tópicos.
- Coleta, conservação e remessa de material biológico para realização de exames laboratoriais com fins de diagnóstico
- Avaliação laboratorial das discrasias sanguíneas
- Diagnóstico laboratorial das alterações da série vermelha do sangue: anemias e policitemias
- Diagnóstico laboratorial das alterações da série branca do sangue: leucocitoses e leucopenias
- Alterações quantitativas e qualitativas dos leucócitos
- Avaliação laboratorial da função renal
- Avaliação laboratorial da função hepática
- Avaliação laboratorial pancreática e digestiva
- Avaliação laboratorial da função muscular
- Avaliação laboratorial das efusões e de líquor.
Avaliação
O residente deverá apresentar frequência mínima de 90%, sendo pré-requisito para sua avaliação. Ao final do período de residência, o MVR receberá uma nota, de zero a dez, atribuída pelo seu orientador, levando em consideração a ética disciplinar, responsabilidade, pontualidade, relacionamento interpessoal, iniciativa e qualidade técnica do trabalho. Para obter o certificado de conclusão, o MVR deverá cumprir a totalidade da carga horária prevista no programa, além de alcançar a aprovação do sistema de avaliação com nota mínima de sete (7).
Vagas
4 vagas: duas para R1 e duas para R2. Ingresso anual.
Professores envolvidos