Hemoglobina

A função da hemoglobina (Hb) é transportar oxigênio pelo sangue. Ela é produzida nos reticulócitos (eritrócitos imaturos) da medula óssea e sua degradação leva à formação de bilirrubina. A concentração de Hb aumenta com a idade e na desidratação.

A Hb diminui no período final do parto e durante o pós-parto. A queda de Hb no final do parto pode estar relacionada com a transferência indireta de Hb materna para o sangue fetal, o que é possível mediante a degradação dos eritrócitos nos cotilédones e a transferência do ferro do heme da Hb, aumentando, portanto, o nível de bilirrubina no sangue materno.

As reduções dos níveis de hemoglobina e do hematócrito indicam anemia, a qual pode ser causada por vários fatores, tais como: deficiência de proteínas ou de alguns minerais, principalmente ferro, cobre e cobalto; hemólise por intoxicações, defeitos congênitos, porfirias; hematozoários e infestação por nematóides; infecções virais específicas.

Em geral, a anemia representa um sinal de alerta para que sejam tratados os problemas causadores. A anemia fica configurada quando a concentração de Hb é menor que 8 g/dL ou o hematócrito é menor que 25%.

Logo após o parto, é normal acontecer anemia subclínica por hemodiluição, devido ao ajuste circulatório às necessidades hídricas e metabólicas como resultado do funcionamento da glândula mamária. Entretanto, se a anemia se prolongar por mais de 4 semanas pós-parto, isto pode ser indicação de algum problema, geralmente deficiência de nutrientes ou falha hepática.

Em bezerros, a anemia causa crescimento retardado. Em leitões é indispensável a suplementação com ferro porque o leite da porca é deficitário nesse mineral. A anemia pode levar a diminuição da tolerância ao exercício em cavalos e cães. A deficiência de cobre, que é causa de anemia, pode ser exacerbada por excesso de Mo ou de sulfatos.

Deixe um comentário