Pular para o conteúdo

Projetos em Andamento

PESQUISA

Preparação e Caracterização Metalúrgica e Mecânica de Ligas Especiais

OBJETIVO: Estudar o processamento e caracterização de novas ligas metálicas e ligas recicladas, baseadas no conhecimento da influência dos principais elementos de liga nas propriedades mecânicas e metalúrgicas de ligas leves e superligas. Entendem-se como propriedades metalúrgicas aquelas que influenciam diretamente o processamento metalúrgico da peça, como fluidez, níveis de contração, retenção de gases na solidificação entre outras, e propriedades mecânicas a resistência à tração, a resistência ao impacto, o desgaste superficial, a tenacidade entre outras.

Investigação sobre Areias de Fundição

OBJETIVO: O projeto trata do desenvolvimento, processamento e caracterização de moldes e machos em areia. O escopo desta pesquisa se concentra em entender e melhorar as propriedades físico-químicas e mecânicas das areias de fundição, através de modificações nos componentes e aditivos das misturas de areias e nos parâmetros de moldagem. Além disso, através de estudos sobre regeneração, reciclagem e reaproveitamento de areias de fundição contaminadas se pretende buscar soluções para problemas ambientais. Outro enfoque do projeto é entender os mecanismos de formação de defeitos de fundição que ocorrem em função da interação do material do molde com o metal líquido e com a peça fundida. Como resultados esperados, destaca-se o desenvolvimento e a implementação de novas tecnologias para areias de moldagem, visando aplicação na indústria de fundição.

TRATAMENTO DE AUSTÊMPERA DE FERRO FUNDIDO NODULAR UTILIZANDO FLUXO DE AR AQUECIDO

OBJETIVO: O projeto tem como objetivo buscar alternativa ao uso de banho de sais fundidos no tratamento de austêmpera para obtenção do ADI, utilizando aparato que faz uso de ar aquecido na etapa de austêmpera (resfriamento e manutenção em patamar).

Processamento de Ligas Metálicas no Estado Semissólido: Parâmetros de Processo, Reologia, Microestrutura e Comportamento Mecânico 

OBJETIVO: O objetivo geral do projeto é investigar o processamento de ligas metálicas em estado semissólido por meio de técnica de fundição em escala laboratorial para controle da microestrutura e de propriedades mecânicas.

DEsenvolvimento de Ferro Fundidos Multicomponentes Resistentes a
AbrasÃo Baseados na Abordagem de Ligas de Alta Entropia

OBJETIVO: Elaboração/modelagem de uma nova liga metálica de Ferros Fundidos, com elevada resistência ao desgaste abrasivo, chamada neste trabalho de Ferros Fundidos Branco de Alta Entropia (FFBAE).


EXTENSÃO

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREAMETALMECÂNICA

RESUMO DA ATIVIDADE: O projeto visa atender a demanda de empresas do setor metal-mecânico, vinculadas aos processos de fabricação por fundição, no que tende ao  desenvolvimento tecnológico e aperfeiçoamento das técnicas de produção atualmente utilizadas, através da realização de análises em materiais e análises de processos, e através da capacitação e qualificação de recursos humanos utilizando-se de treinamentos técnicos.