• some image

    LAMEF
    UNIDADE EMBRAPII

  • some image

    CHÂTEAU

  • some image

    LAMEF
    UNIDADE EMBRAPII

  • some image

    RISERS FLEXÍVEIS

  • some image

    RISERS FLEXÍVEIS

  • some image

    MÁQUINA DE SOLDAGEM POR FRICÇÃO

  • some image

    MANGOTES

some image some image

O Laboratório de Metalurgia Física da UFRGS foi constituído como uma Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Faz parte de um novo modelo de fomento à pesquisa para inovação iniciado em 2013 no contexto do Plano Inova Empresa. Conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, através do apoio da Embrapii, para desenvolver projetos inovadores. Vai atuar compartilhando riscos de projetos com as empresas e tem o objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica. Em seu plano de ação prevê a utilização de 40 milhões de reais ao longo de seis anos (2015-2020) para prospectar e formalizar parcerias no desenvolvimento de projetos de inovação, dentro de seu escopo (tecnologia de dutos), e com base em uma estratégia previamente definida.

A UNIDADE

A nossa unidade é altamente focada na interação com o setor produtivo, tem larga experiência na execução de serviços tecnológicos e no desenvolvimento de projetos de inovação. Destaca-se em diversas áreas de atuação em especial na área Petroquímica. Além de forte vínculo com diversas áreas da Petrobras, tem atuação muito estreita com a Agência Gaúcha de Desenvolvimento (AGDI), com a REDE PETRO-RS e com o Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia (CCPGE) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

some image

Temos uma condição impar no país, com atuação verticalizada, podendo realizar desde análises químicas e de fases de um material passando por avaliações mecânicas e o projeto e desenvolvimento de máquinas e componentes até a realização de análises em escala real de alta complexidade (capacidade de até 1500 toneladas). O laboratório tem grande expertise em RISERS, CONECTORES E UMBILICAIS e conta, ainda, com uma equipe capaz de desenvolver sistemas para avaliação, qualificação e desenvolvimento de dutos dos mais variados tipos. Destacam-se as pesquisas envolvendo meios corrosivos contendo, por exemplo, H2S e CO2. Tem também como especialidade o desenvolvimento de sistemas completos de monitoramento de integridade estrutural baseados em métodos de ultrassom, vibrações, acústica e eletromagnetismo. Desenvolve também sistemas robóticos orientados à inspeção de equipamentos que atuam em áreas classificadas ou que tenham restrição a aproximação de um inspetor qualificado.

some image
Para maiores detalhes sobre a EMBRAPII, visite: http://embrapii.org.br/