SAVEIRO – Museu Nacional do Mar



Digitalização 3D de embarcação do acervo do Museu Nacional do Mar.

 

Descrição:

O Saveiro de Vela-de-pena ou Rabo de Galo, típico do litoral baiano, possui boca aberta e proa elevada, o que torna-o apto a enfrentar o mar aberto. A embarcação possui mastro curto e vela latina (como as das primitivas caravelas), maior do que o próprio barco.

O exemplar em questão, procedente de Salvador (BA), foi adquirido em 2000 pela Associação Amigos do Museu do Mar, possui casco com 4,65 m de comprimento por 1,53 m de boca e vela com 5,0 m de altura. As medidas totais da embarcação, somando casco, leme e vela, são de aproximadamente 5,0 x 1,5 x 5,9 m (comprimento x largura x altura).

A digitalização 3D ocorreu em 2014 no Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul (SC), por meio de uma parceria do Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LDSM/UFRGS) com o Programa de Extensão em Construção Naval Artesanal, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Para a completa aquisição das geometrias do Saveiro, foram combinadas três diferentes tecnologias: a) Parte externa do casco: digitalização por luz branca com scanner Artec EVA (maior precisão); b) Parte interna do casco: digitalização por infravermelho com sensor Kinect (maior velocidade e bom alcance); c) Parte do mastro e vela: digitalização por fotogrametria com câmera Nikon D-90 e software 123D Catch (maior alcance e boa precisão). Foram utilizadas as texturas obtidas por cada tecnologia e alguns detalhes pouco relevantes (principalmente cordas) foram remodelados no software 3ds Max.

 

Dados técnicos:

modelo em baixa resolução
(visualização online)
modelo em alta resolução
(arquivo original)
N° de vértices 33.737 32.647.515
Tipo de faces triângulos triângulos
N° de faces 67.076 61.404.533
Tamanho da malha 4,82 MB (.obj) 2.78 GB (.stl)
Mapa de textura/cor 3,92 MB (4k)
Mapa de normais 2,07 MB (4k)

método de aquisição do modelo: Scanner 3D Artec Eva + Sensor Kinect + Fotogrametria.