GUAÍBA E AFLUENTES – Monumento de POA




Digitalização 3D da estátua que representa o Rio Caí na obra Guaíba e Afluentes.

 

Descrição:

A obra Guaíba e Afluentes é um dos primeiros chafarizes monumentais instalados em Porto Alegre nos anos 1880. Originalmente instalado na Praça da Matriz, o monumento trazia como figura central uma estátua masculina representando o Guaíba, a qual era cercada de mais quatro estátuas em mármore de carrara: duas ninfas, representando os rios Caí e Sinos; e dois netunos, representando os rios Gravataí e Jacuí.

Nos anos 1910, o chafariz Guaíba e Afluentes deu lugar ao Monumento a Júlio de Castilhos na Praça da Matriz. Nos anos 1930, ele foi instalado na Praça Dom Sebastião. A história do chafariz é marcada por diversas montagens e desmontagens em lugares e configurações diferentes. Atualmente, as quatros estátuas remanescentes (sem o Guaíba) estão instaladas na Hidráulica Moinhos de Vento, estação de tratamento de água do DMAE.

Nesse contexto, em dezembro de 2010, a equipe do LDSM/UFRGS digitalizou em 3D a ninfa que representa o rio Caí. Essa ninfa era a estátua mais danificada do conjunto situado, na época, na Praça Dom Sebastião. A digitalização foi realizada sem captura de cores. No modelo disponível online, foram aplicados mapas de texturas imitando o mármore, apenas para efeito de visualização.

 

Dados técnicos:

modelo em baixa resolução
(visualização online)
modelo em alta resolução
(arquivo original)
N° de vértices 7.462 500.012
Tipo de faces quadriláteros triângulos
N° de faces 7.462 1.000.020
Tamanho da malha 1,06 MB (.obj) 47,6 MB (.obj)
Mapa de textura/cor 311 KB (4k)
Mapa de normais 436 KB (4k)

método de aquisição do modelo: Scanner 3D a laser Vivid 9i.