Evento em SP em janeiro de 2017 com participação de membro do GP Produção Editorial:
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/producao-cultural-independente

Eventos importantes e interessantes relacionados ao GP PE ou a algum de seus membros

– Festival “O que é um livro? Resistências”
https://www.facebook.com/oqueeumlivro/

– Semana do Patrimônio tipográfico
https://www.ufmg.br/online/arquivos/046007.shtml

– A arte da bibliografia
https://pt-br.facebook.com/seminariointernacionalaartedabibliografia/

– III Fórum Nacional do Revisor de Textos
https://forumnacionaldorevisor.wordpress.com/

– Seminário Internacional de Sociologia da Cultura: Objetos e perspectivas
http://sociologia.fflch.usp.br/node/1237
https://www.facebook.com/events/1105854039543442/

Programação Intercom

GP Produção Editorial

Coordenação: Márcio Souza Gonçalves (UERJ)

Vice-coordenação: Bruno Guimarães Martins (UFMG)

07/09/2016 – 4ª feira

9h às 13h

Sessão Pesquisar, ensinar, formatar

Coordenação: Márcio Souza Gonçalves

Local: Centro de Difusão do Conhecimento/ CDI, Bloco A sala 11, 3º andar

1. Labotipo: um relato de experiência a partir do projeto de pesquisa “Tipo (in)visível: os letreiramentos populares no contexto fortalezense”

Tarcísio Bezerra Martins Filho; Júlio Silva Rodrigues (Universidade de São Paulo)

2. Autoria em Periódicos Científicos de Ciências da Comunicação – uma avaliação das revistas Qualis A2

Renata Carvalho da Costa (Universidade de São Paulo)

3. Um Levantamento das Pesquisas Brasileiras sobre o Aproveitamento das Potencialidades do Ciberjornalismo

Gabriel Rizzo Hoewell (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
4. Para editar a criticidade: a charge documental no livro didático de História

Erick Lopes de Almeida (Universidade Estadual de Londrina)

5. Design editorial e revistas multiplataforma: uma análise das capas da revista Superinteressante em diferentes plataformas de publicação

Kleiton Semensatto da Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
6. Os Projetos Editorial e Comercial do jornal Zero Hora (2015-2016) no Cenário de Convergência

Ana Gruszynski (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Cristiane Lindemann (Universidade de Santa Cruz do Sul)
7. Reciprocidades entre o impresso e digital: um estudo das relações gráfico-editoriais na apresentação do texto jornalístico

Simone Mattos Guimarães Orlando (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

07/09/2016 – 4ª feira

14h às 18h

Sessão Escrever e Editar

Coordenação: Ana Gruszynski

Local: Centro de Difusão do Conhecimento/ CDI, Bloco A sala 11, 3º andar

1. (Re)imaginando o eBook e a cadeia de produção do livro digital

Whaner Endo (Universidade Anhembi Morumbi e NOVA IMS – Information Managment School, Lisboa, Portugal)

2. Vestígios da Cadeia Produtiva da Literatura Infantil no Espírito Santo

Ivana Esteves Passos de Oliveira (Centro Cultural SESC Glória)
3. Cosmopolíticas da edição “independente”

José de Souza Muniz Jr. (Universidade de São Paulo)
4. Por Uma História Editorial do Conto Afro-Brasileiro

Fabiane Cristine Rodrigues; Luiz Henrique Silva De Oliveira (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
5. Edição e legitimação literária: Vestígios em cartas de escritoras mineiras do século XX

Ana Elisa Ribeiro (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Universidade Federal de Minas Gerais)
6. Minha Luta no Brasil: Editora Globo, 1934-1942

Eliane Hatherly Paz (PUC-Rio)
7. Imprimir Mortos: Francisco de Paula Brito e a disseminação da escrita fúnebre no Brasil oitocentista

Bruno Guimarães Martins (Universidade Federal de Minas Gerais)

08/09/2016 – 5ª feira

9h às 13h

Sessão Meios e Matérias

Coordenação: Bruno Guimarães Martins

Local: Centro de Difusão do Conhecimento/ CDI, Bloco A sala 11, 3º andar

1. A Figuração da Palavra Restante

Carlos de Brito e Mello (Universidade Federal de Minas Gerais)

2. Legibilidade e padronização em Audiolivros

Rafael de Oliveira Barbosa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

3. Da página para a tela: uma breve reflexão sobre adaptações

Gabriela Gruszynski Sanseverino (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

4. O Sentido: Elementos Materiais e Humanos

Márcio Souza Gonçalves (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

5. Seguidores e audiência: a interação dos youtubers com o público e a formação de um novo mainstream no mercado editorial

Dorama de Miranda Carvalho (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

6. BookTube: Livros e Leitura em Vlogs no YouTube

Renata Prado Alves Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

7. Redação web: novos fluxos editoriais e breve estudo de caso de inbound marketing

Luana Cruz; Ana Elisa Ribeiro (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

08/09/2016 – 5ª feira

14h às 18h

Livros de Ajuda & Leitor

Coordenação:  Ana Elisa Ribeiro

Local: Centro de Difusão do Conhecimento/ CDI, Bloco A sala 11, 3º andar

1. Felicidade além das páginas: análise do consumo da literatura de autoajuda junto aos seus leitores

Geilson Fernandes de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Maria Das Graças Pinto Coelho (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

2. Evangelho do sucesso: análise do discurso de “Jesus, o maior líder que já existiu” e “Jesus, o maior executivo que já existiu”

Claudiene dos Santos Costa (Universidade Federal do Ceará)

3. A Construção e Formação da Editora da Mente e o Papel de Lauro Trevisan como Editor

Rogério Gomez de Oliveira; Aline Roes Dalmolin (Universidade Federal de Santa Maria)

4. O amor que cabe no bolso: a pedagogia do matrimônio em Corin Tellado

Roberta Manuela Barros de Andrade (Universidade Estadual do Ceará); Erotilde Honório Silva (Universidade Federal do Ceará)

5. Seme e Uke: Estratégias para Mobilizar o Leitor-Modelo no Manga Blood Honey

Fernanda Kushima (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

6. O Livro e a Leitura no Cotidiano dos #JovensLeitores Cariocas – Primeiras Observações

Thayz Guimarães (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

7. A recepção do e-book no Brasil: Uma pesquisa quantitativa com leitores nativos e

imigrantes digitais

José de Mello Junior (Centro Universitário Barão de Mauá e Universidade Paulista)

Defesa de Tese

José de Souza Muniz Júnior, pesquisador da história do livro no Brasil, defendeu em 17/08/2016, o doutorado: Girafas e bonsais: editores ‘independentes’ na Argentina e no Brasil (1991-2015).  No trabalho, o autor estuda, comparativamente, ações, nos dois países, dos pequenos editores, os “indies”, e sua atuação em prol da bibliodiversidade.
O trabalho foi orientado pelo  Prof. Dr. Sergio Miceli Pessoa de Barros
e a banca composta pelos Profs. Drs. Alejandro Raul Blanco (UNQ), Fernando Antonio Pinheiro Filho (FFLCH – USP), Mayra Rodrigues Gomes (ECA – USP) e Luiz Carlos Jackson (FFLCH – USP). O trabalho foi aprovado por unanimidade.
 
A defesa foi realizada no Prédio Administrativo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo na Rua do Lago, 717 CEP: 05508-080 – Cidade Universitária São Paulo – SP / Brasil.
 
Em breve, o trabalho estará disponível para consulta no banca de Teses da USP: http://www.teses.usp.br/

Publicações

Quatro livros sobre edição e história do livro serão lançados em 5 de setembro na USP

 No dia 5 de setembro, como parte integrante do Congresso Intercom 2016, ocorrerá o Publicom- Encontro com Autores/Editores de Publicações sobre Comunicação. Trata-se de um espaço destinado ao lançamento de publicações acadêmicas de autoria de participantes do congresso visando o diálogo com leitores.

Após a abertura do Congresso, autores e autoras irão recepcionar pesquisadores e leitores interessados para conversas e sessão de autógrafos.

Os livros são:

Ana Elisa Ribeiro, Em busca do texto perfeito – Questões contemporâneas de edição, preparação e revisão textual (ed. ARTIGO A)

Ana Elisa Ribeiro, Textos Multimodais – Leitura e produção (PARÁBOLA EDITORIAL)

Aníbal Bragança (org.), Rei do Livro – Francisco Alves na história do livro e da leitura no Brasil (EDUSP). Co-autores: Andrea Borges Leão, Francisca Maciel, Heloisa Vilela, Isabel C. Silva Frade, Maria Helena C. Bastos, Marcia Razzini e Marisa Deaecto.

Sandra Reimão (org.), Livros e subversão – seis estudos (ATELIÊ/FAPESP). Co-autores: Ana Caroline Castro, Andréa Lemos, Felipe Quintino, Flamarion Maués e João Elias Nery.

Evento: Publicom – Encontro com Autores/Editores

Data e horário: 5 setembro 2016, 20 hs.

Local: Centro de Difusão Internacional – Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/ nº, Cidade Universitária, em São Paulo (em frente ao prédio central ECA).

Publicom – evento Integrante do O XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 5 a 9 de setembro 2016, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Intercom 2016

Prezados colegas,
Convidamos todos a submeterem trabalhos para o GP Produção Editorial da INTERCOM, cujo encontro se realizará durante o XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O Congresso ocorrerá de 5 a 9 de setembro de 2016, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em São Paulo.
Aos interessados, solicitamos que observem com atenção os prazos e as orientações institucionais indicados abaixo.
As normas gerais para inscrição de trabalhos, valores e outras informações estão disponíveis no site do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: http://intercom2016site.wix.com/2016#!blank-2/jcugn

Ementa do GP Produção Editorial:
Estudo da produção editorial contemplando as relações entre comunicação e outras áreas do conhecimento que se dedicam ao tema. Abrange diferentes abordagens e perspectivas de pesquisa em torno de produtos editoriais impressos, sonoros, audiovisuais ou multimídia, tais como livros, jornais, revistas, histórias em quadrinhos, narrativas multimídia etc., distribuídos em suportes analógico, digital ou em rede, privilegiando articulações entre: a) edição, cultura e história; b) edição e linguagem; c) processos e produtos editoriais – agentes, cadeia produtiva, práticas editoriais, infraestrutura; d) produção editorial, suportes e tecnologia; e) gestão, produção, difusão e consumo; f) textos e leitores.

O prazo para inscrição de trabalhos está aberto e vai até o dia 15 de julho.

Os interessados em submeter trabalhos devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até a data de 11 de julho.

Cordialmente,
Márcio Souza Gonçalves
Bruno Guimarães Martins
Coordenadores do GP Produção Editorial da INTERCOM

GP Produção Editorial 2015

Link

GP Produção Editorial 2015

PROGRAMAÇÃO

Coordenação: Márcio Souza Gonçalves (UERJ) e Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG)

05/09/2015 8h às 12h
Sessão 1: Edição, editor, editora e curadoria
Coordenação: Márcio Souza Gonçalves (UERJ)
Local: Instituto de Psicologia, sala 4 – Campus da Praia Vermelha – UFRJ

1. Obrist e a Curadoria Artística: caminhos para uma curadoria editorial
Leandro Müller Lima (UERJ)
2. O prestígio na capa: a construção jornalística da figura do editor de livros no suplemento Sabático (2010-2013)
Mariana Scalabrin Muller(UFRGS), Cida Golin(UFRGS)
3. Os discursos dos editores: a experiência do trabalho sob o ponto de vista do trabalhador
Luciana Felix Macedo(USP)
4. Retrato do Editor Quando Jovem
José de Souza Muniz Júnior(USP)
5. Editar a voz: Francisco de Paula Brito e a Sociedade Petalógica
Bruno Guimarães Martins(UFMG)
6. Construções Identitárias do Leitor Profissional: o que é ser revisor de texto?
Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista(CEFET MG)
7. O desenvolvimento da literatura infantojuvenil como gênero editorial no Brasil e a
Carolina Souza de Almeida(UERJ)
8. A inscrição da subjetividade nos discursos da literatura de autoajuda: reflexões introdutórias
Geilson Fernandes de Oliveira(UERN), Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes(UERN), Bárbara Marina Almeida dos Santos(UERN)
9. Leitura dos paratextos de Toda poesia e Vida, de Paulo Leminski, e Bili com limão verde na mão, de Décio Pignatari
Maria do Rosário Alves Pereira(CEFET-MG)

05/09/2015 14h às 18h
Sessão 2: Edição multiplataforma
Coordenação: Marilia de Araujo Barcellos (UFSM)
Local: Instituto de Psicologia, sala 4 – Campus da Praia Vermelha – UFRJ

1. Obsolescência programada: uma pedra no sapato do livro digital?
Flavio Jose Vargas Pinheiro(CEFET/MG)
2. Introduzindo o Livro Digital no Projeto Reserva Literária: uma experiência interdisciplinar de produção editorial
Maria Laura Martinez(USP)
3. Análise da Narrativa dos Livros Didáticos Digitais Jean-Frédéric Pluvinage(CEUNSP) 4. Dos livros às telas: Harry Potter como uma história transmídia
Gabriela Gruszynski Sanseverino(UFRGS)
5. Os Projetos de Democratização da Leitura nos Livros do Coração
Erotilde Honório Silva(Unifor)
6. Design Editorial e o Especial de Grande Reportagem em O Povo
Yara Medeiros dos Santos(UFMA)
7. Design editorial multiplataformaX Ana Claudia Gruszynski(UFRGS)
8. Design editorial multiplataforma: uma análise dos níveis de esqueleto e superfície da revista Wired a partir do modelo de Gruszynski (2015)
Kleiton Semensatto da Costa(UFRGS), Ana da Rosa Bandeira(UFRGS), Patrícia Lopes Damasceno(UFRGS)
9. Infografia jornalística para a web: caminho para a produção à luz da multimodalidade
Rafael Coelho dos Passos(Cefet-MG)

06/09/2015 14h às 18h
Sessão 3: Estudos de caso em produção editorial
Coordenação: Bruno Guimarães Martins (UFMG)
Local: Instituto de Psicologia, sala 4 – Campus da Praia Vermelha – UFRJ

1. Revistas de Moda e Femininas: Modalidades de Identificação a partir do Projeto Gráfico
Márlon Uliana Calza(UNIRITTER), Ana Cláudia Gruszynski(UFRGS)
2. Trip no tempo: nostalgia e memória numa edição “retrô”
Frederico de Mello Brandão Tavares(UFOP), Denise Figueiredo Barros do Prado(UFOP)
3. Re/vis-à-vis/ta: Uma leitura sociocultural do design gráfico editorial
Diego Rodrigues Belo(Fumec), Paulo Bernardo Ferreira Vaz(FUMEC)
4. Publicação e circulação de poesia: o caso da Coleção “Leve um Livro”
Ana Elisa Ferreira Ribeiro(CEFET-MG), Andréa Soares Santos(CEFET-MG), Luiz Henrique Silva de Oliveira(CEFET-MG)
5. Originais provenientes da web: um Estudo de Caso do Blog/Livro Depois dos Quinze
Marilia de Araujo Barcellos(UFSM), Maura da Costa e Silva (UFSM)
6. Mein Kampf, 2016
Eliane Hatherly Paz(PUC-Rio)
7. Liberdade – Estratégia irônica versus consenso: o embate de Jonathan Franzen com a mídia
Rachel Bertol Domingues(UFRJ)
8. Das Linhas do Campo para as Margens da Página: o nicho editorial dos livros de futebol
Pablo Guimarães de Araújo(CEFET-MG), Giulia Sampaio Piazzi(CEFET-MG)
9. A Bola Laranja do Triângulo Mineiro: O Livro-Reportagem Enquanto Paradigma Para a Narrativização da História do Basquete de Uberlândia
Deisiane Maria Moreira Cabral(UFU), Rafael Duarte Oliveira Venancio (UFU)

07/09/2015 8h às 12h
Sessão 4: Produção editorial, leitura e consumo
Coordenação: Ana Elisa Ferreira Ribeiro (Cefet-MG)
Local: Instituto de Psicologia, sala 4 – Campus da Praia Vermelha – UFRJ

1. Forma, função e significado do texto na experiência digital
Carmem Prata (UERJ)
2. A Revista Impressa e seu Leitor: Vínculo Afetivo e Reapropriações
Bruna Mariano Rodrigues (UFRJ)
3. Um Livro pra Chamar de Meu: Afeto e Materialidade
Márcio Souza Gonçalves; Thayz Guimarães Gonçalves( UERJ)
4. Tipos de Letramento e Audioleitura: Considerações sobre Competências Cognitivas e Modelos de Negócio Emergentes
Rafael de Oliveira Barbosa (UERJ)
5. Práticas de Leitura e Uso de Sites de Redes Sociais entre Estudantes de Jornalismo
Renata Prado Alves Silva (UERJ)
6. Experimentos de Leitura: O uso do tablet nos alunos de pós graduação
Vaniele Barreiros da Silva (UERJ)
7. Ler o livro e ver o filme: dados de observação sobre o contato com narrativas entre estudantes universitários
André Carlos Moraes (UFRGS)
8. O livro e a leitura para adolescentes do Rio de Janeiro e de Barcelona
Isabel Siqueira Travancas (UFRJ)
9. Valores simbólicos e vivência de experiências diferenciadas na literatura juvenil: reflexões a partir de uma pesquisa exploratória com jovens leitores do Rio de Janeiro
Marcella Silva Azevedo (PUC-Rio)

Programação encontro Manaus 2013

5 setembro – quinta – 14:00-18:00

Sessão I – Práticas de Leitura e Mercado Editorial [trabalhos completos] | Coordenador: Márcio Gonçalves (UERJ)

14:00-14:05 Abertura

14:05-14:35 A mulher na revista Tpm: leituras e apropriações | Bruna Mariano Rodrigues (UERJ) – Mestre

14:35-15:05 A construção de uma cosmovisão através da leitura do livro em braille | Diana Gutiérrez De La Torre (USP) – Mestrando

15:05-15:35 Problemas e perspectivas no estudo das práticas de leitura com audiolivros | Rafael de Oliveira Barbosa (UERJ) – Mestrando

15:35-16:05 Um mesmo título, várias plataformas de leitura: problematizando dados empíricos sobre apropriação de textos impressos e eletrônicos | André Carlos Moraes (UFRGS) – Doutorando

16:05-16:35 Memórias da Emília: transformações visuais no contexto da cultura da convergência | Carolina Souza de Almeida (UERJ) – Mestrando

16:35-17:05 Democratização da Leitura no Ambiente Escolar | Rosane Rosa (UFSM) – Doutor

17:05-17:35 Sistemas Estruturados de Ensino e mercado editorial brasileiro | Célia Cristina de Figueiredo Cassiano (FGV) – Doutor e Alexandre Mota da Silva (PUC) – Mestre

17:35-18:00 Reunião dos Associados GP Produção Editorial Intercom

6 setembro – sexta – 9:00-12:05

Sessão II – Edição, cultura e tecnologia [trabalhos completos] | Coordenador: Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG)

09:00-09:05 Abertura

9:05-9:35 D. F. McKenzie e a Pesquisa em Comunicação no Brasil | Márcio Souza Gonçalves (UERJ) – Doutor

9:35-10:05 A parte pelo todo? – Textos, tecnologias e confiabilidade | Júlio ALTIERI (UERJ)

10:05-10:35 Edição como objeto, edição como metáfora: o estudo dos processos de produção simbólica na obra de Howard S. Becker | José de Souza MUNIZ JR. (USP) – Doutorando

10:35-11:05 Domesticação e experiência na produção editorial: o caso do livro. | Alí Martínez Albarrán (UNAM) – Mestrando; Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG) – Doutor

11:05-11:35 O mundo do trabalho do editor de livros | Luciana Felix Macedo (USP) – Mestrando

11:35-12:05 Antropomorfismo e Indústria Cultural: Como a utilização de animais humanizados nas histórias em quadrinhos reforçaram e transgrediram a Indústria Cultural. | Diego Emmanuel de Kerchove de Denterghem (USP) – Mestrando

6 setembro – sexta – 14:00-18:00

Sessão III – Estratégias editoriais em um campo em transformação [trabalhos completos] | Coordenador: José de Souza Muniz Júnior (USP)

14:00-14:05 Abertura

14:05-14:35 Livros digitais e materialidade: reflexões acerca das estratégias gráficas em diferentes capas de Memórias Póstumas de Brás Cubas na web | Raquel Castedo (PUCRS) – Doutorando

14:35-15:05 Design editorial, processos de produção e edições multiplataforma: um olhar sobre o jornal Zero Hora | Ana Gruszynski (UFRGS) – Doutor

15:05-15:35 Por aí: a crônica jornalística inter meios | Ana Cláudia Munari Domingos (UNISC) – Doutor

15:35-16:05 O Projeto Gráfico e o Espaço do Segredo em Capricho | Leticia Nassar Matos Mesquita (UFES) – Doutorando

16:05-16:35 Autoria Científica e Novas Tecnologias: um Estudo Sobre a Iniciativa de Edição Digital Promovida Pelo Projeto MediaCommons Press | Pollyanna De Mattos Moura Vecchio (CEFET-MG)

16:35-17:05 A Constituição de Estilos de Vida em Revistas Locais: Topview Curitiba | Maria Fernanda Nedochetko Carli (UTP) – Mestre

17:05-17:35 Jornalismo e Quadrinhos: Estratégias narrativas em Safe Area Gorazde | Ariel Lara de Oliveira (UFRGS) – Mestrando

7 setembro – sábado – 14:00-17:30

Sessão IV – Edição e história [trabalhos completos] | Coordenador: Sandra Reimão (USP)

14:00-14:05 Abertura

14:05-14:35 A seriedade do cômico: a Gazeta dos Tribunaes no Rio de Janeiro (1843) | Bruno Guimarães Martins (UFMG) – Doutor

14:35-15:05 Um editor brasileiro na contramão. A expansão dos negócios de Francisco Alves na Europa (1907-1917) | Anibal Francisco Alves Bragança (UFF) – Doutor

15:05-15:35 “Não tem que ser bom editor, tem que ser rápido” Redes de edição de Clarice Lispector em meados do séc. XX | Ana Elisa Ferreira Ribeiro (CEFET-MG) – Doutor

15:35-16:05 O que é o romance ideal? Uma cartografia dos romances mais populares publicados pela Harlequim-Silhouette entre 1977 e 2012 | Roberta Manuela Barros de Andrade (EEC) – Doutor e Erotilde Honório SILVA- (UF) – Doutor

16:05-16:35 Entre a política e a literatura: uma panorâmica sobre a Revista Oitenta da editora L&PM no período de redemocratização (1979-1984) | Mariana Scalabrin Müller (UFRGS) – Mestrando e Cida Golin (UFRGS) – Doutor

16:35-17:05 Marcos e rastros de uma trajetória na história Editorial no Sul do Brasil | Marilia de Araujo Barcellos (UFSM) – Doutor

17:05-17:35 Geandré – O Desenho de Humor, da Infância ao Jornal Ovelha Negra | Osvaldo da Silva Costa (UNISANTA) – Mestre

17:35 Encerramento

Intercom 2013 | Chamada de trabalhos

O XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será realizado de 4 a 7 de setembro de 2013 na Ufam – Universidade Federal do Amazonas, em Manaus – AM.

O prazo para inscrições de trabalhos é 12 de julho (pagamento até dia 9 para liberar o sistema). Veja detalhes no portal da Intercom. Informações sobre hospedagem podem ser conferidas no site oficial do congresso.

O GP Produção Editorial contempla o estudo da produção editorial e as relações entre comunicação e outras áreas do conhecimento que se dedicam ao tema. Abrange diferentes abordagens e perspectivas de pesquisa em torno de produtos editoriais impressos, sonoros, audiovisuais ou multimídia, tais como livros, jornais, revistas, histórias em quadrinhos, narrativas multimídia etc., distribuídos em suportes analógico, digital ou em rede, privilegiando articulações entre: a) edição, cultura e história; b) edição e linguagem; c) processos e produtos editoriais – agentes, cadeia produtiva, práticas editoriais, infraestrutura; d) produção editorial, suportes e tecnologia; e) gestão, produção, difusão e consumo; f) textos e leitores.

Palavras-chave

Produção editorial; Edição; Editoração; Projeto editorial; Práticas editoriais; Editoras; Cultura letrada, Cultura impressa, Cultura escrita; Cultura digital ou cibercultura; História editorial; Edição de texto; Edição de imagem; Edição multimídia; Design gráfico/editorial; Projeto gráfico; Tipografia; Ilustração; Revisão e preparação de texto; Narrativa; Leitura; Mercado editorial; Publicação; Tecnologias de edição e produção. Leitura; História do livro.

Seções temáticas

Cultura letrada: teoria, história e inovação; Edição: objetos e narrativas; Edição: profissionais e editoras; Edição: experiências editoriais; Edição: do impresso ao digital; Edição: livros; Edição: revistas e jornais; Edição: história em quadrinhos.