Ementa

A Divisão Temática (DT) Interfaces Comunicacionais acolhe o Grupo de Pesquisa (GP) Produção Editorial da Intercom. A ementa do grupo abrange o estudo da produção editorial contemplando as relações entre comunicação e outras áreas do conhecimento que se dedicam ao tema. Abarca diferentes abordagens e perspectivas de pesquisa em torno de produtos editoriais impressos, sonoros, audiovisuais ou multimídia, tais como livros, jornais, revistas, histórias em quadrinhos, narrativas multimídia etc., distribuídos em suportes analógico, digital ou em rede, privilegiando articulações entre: a) edição, cultura e história; b) edição e linguagem; c) processos e produtos editoriais – agentes, cadeia produtiva, práticas editoriais, infraestrutura; d) produção editorial, suportes e tecnologia; e) gestão, produção, difusão e consumo; f) textos e leitores.

Palavras-chave Produção editorial; Edição; Editoração; Projeto editorial; Práticas editoriais; Editoras; Cultura letrada, Cultura impressa, Cultura escrita; Cultura digital ou cibercultura; História editorial; Edição de texto; Edição de imagem; Edição multimídia; Design gráfico/editorial; Projeto gráfico; Tipografia; Ilustração; Revisão e preparação de texto; Narrativa; Leitura; Mercado editorial; Publicação; Tecnologias de edição e produção. Leitura; História do livro.

Seções temáticas Cultura letrada: teoria, história e inovação; Edição: objetos e narrativas; Edição: profissionais e editoras; Edição: experiências editoriais; Edição: do impresso ao digital; Edição: livros; Edição: revistas e jornais; Edição: história em quadrinhos.

 

Coordenadora Profa. Dra. Ana Cláudia Gruszynski  anagru@gmail.com
Vice-coordenadora Profa. Dra. Ana Elisa Ferreira Ribeiro  anadigital@gmail.com
E-mail do GP gpproducaoeditorial@gmail.com

Deixe uma resposta